Artigo ATPS Admistra O

1822 palavras 8 páginas
Nome da Revista
Vol. 1, Nº. 1, Ano 2011 autor 1 afiliação autor 1 autor1@email.com autor 2 afiliação autor 2 autor2@email.com O CONTEXTO DAS EMPRESAS:
AMBIENTE, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA.
ResuMO
A compreensão do contexto de uma empresa quer seja ambiental, tecnológico ou estratégico, é de vital importância no estudo organizacional, principalmente neste mundo de constantes mudanças, o sucesso ou até mesmo a mera sobrevivência de uma organização depende o quão bem seus administradores mapeiam e avaliam seu ambiente, aplicam a correta tecnologia às suas operações, e o quão bem eles adaptam suas estratégias de acordo com o ambiente e as tecnologias a seu dispor. Para tanto é necessário um estudo aprofundado sobre cada item do contexto em que as empresas operam, de maneira a obter o Maximo de eficiência, e eficácia, em seu mercado de atuação. Sem a intenção de exaurir o tema faremos uma rápida revisão sobre cada um destes itens.
Palavras-Chave: Contexto das empresas; Ambiente; Tecnologia; Estratégia; Eficiência; Eficácia.
1. Introdução
No contexto em que as organizações operam, devemos levar em conta, o ambiente, e as tecnologias a disposição da organização, sejam tecnologias físicas ou conceituais, partindo desta analise o administrador deve elaborar uma estratégia, somente então tal organização terá uma compreensão contextual de sua situação no seu mercado de atuação.
2. O ambiente das empresas
O ambiente em que a empresa está inserida é a própria sociedade, que é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agencias reguladoras etc. A sua existência é completamente dependente de suas relações com o ambiente, ela obtém seus recursos e informações do seu ambiente, e devolve o seu resultado em produtos e serviço, para o mesmo ambiente.
2.1. Mapeamento ambiental
A amplitude do ambiente em que as empresas estão inseridas impede uma compreensão em sua totalidade, faz-se necessário então a Seleção Ambiental que visa

Relacionados