Terras raras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETC – Escola Técnica de Ceilândia

Terras-Raras

Filipe Costa França
T.I Turma: B
Matutino

Terras-Raras

Terras-raras, um grupo abundante de 17 elementos químicos, “terras” grupode elementos inicialmente isolados sob a forma de óxido e “raras” elementos minerais de difícil separação.
As propriedades químicas de terras-raras são utilizadas numa grande variedade deaplicações tecnológicas, como produção de catalisadores, matérias luminescentes e de magnetos usados em aplicações como supercondutores e em optoeletrônica, carros híbridos, tubos de raioscatólicos para televisores e computadores, etc.
Atualmente, o mercado mundial é liderado pela China, que detêm 97% da produção, porém, tal produção diversas vezes é proporcionado pó r meio ilícito,com grande impacto ao meio ambiente. A extração é feita por um caminho previamente perfurado onde ocorre a remoção dos elementos de interesse, o problema neste mecanismo é que os produtosquímicos utilizados se disseminam na natureza e podem causar impactos negativos ao meio ambiente.
No Brasil também é feita a extração desses elementos, embora apresente reservas estimadas de 3,5bilhões de toneladas, o Brasil ainda mostra atraso na produção de terras-raras.
O incremento desta produção no Brasil poderá dar ao país autonomia, inserindo-o no seleto grupo de paísesprocessadores deste tipo de metal, aplicando em áreas de elevada tecnologia. Segundo o governo existe decisão para considerar os elementos de terras-raras estratégicos para o país, intensificando,em conseqüência, sua produção, mas falta demanda, as empresas não se decidem em assumir o risco de iniciar a cadeia de produção.
As reservas nacionais de terras-raras conhecidas estãolocalizadas nos estados de Minas Gerais e Goiás, há também reservas que precisam de confirmação na região da Amazônia.

Fontes:

* Wikipedia.org
* Exame.abril.com.br
* Infoescola.com
tracking img