Terraplanagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERRAPLENAGEM

Caracterização do Serviço de Terraplenagem

De forma genérica, a terraplenagem ou movimento de terras pode ser entendida como o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado.
Assim, a construção de uma estrada de rodagem, deuma ferrovia ou de um aeroporto, a edificação de uma fábrica ou de uma usina hidrelétrica, ou mesmo de um conjunto residencial, exigem a execução de serviços de terraplenagem prévios, regularizando o terreno natural, em obediência ao projeto que se deseja implantar.
Pode-se afirmar, portanto, que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização detrabalhos prévios de movimentação de terras. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado no último século.
O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como açudes, canais de navegação, canais de irrigação, rodovias, ferrovias, aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens eplataformas diversas.
A literatura técnica brasileira de engenharia carece de uniformização normativa, não existindo uma definição de terraplenagem de consenso, cada autor definindo terraplenagem do modo que julga mais conveniente. Alerta-se, portanto, que a definição aqui adotada não tem validade de norma.




Definição:


Terraplenagem é a técnica de engenharia deescavação e movimentação de solos e rochas. O termo técnico mais usualmente adotado para terraplenagem em rocha é desmonte de rocha. O serviço de terraplenagem compreende quatro etapas:
• Escavação;
• Carregamento;
• Transporte;
• Espalhamento.


Alguns autores incluem, logo após a etapa de transporte, a etapa de descarga.Consideramos, porém, que a etapa de descarga não é significativa, estando incluída na etapa transporte, visto que todo equipamento de transporte inclui a descarga do material. Outros autores e especificações incluem, ainda, a compactação de aterros como uma quinta etapa do serviço de terraplenagem. Entendemos, no entanto, que a compactação de aterros é um serviço à parte do serviço de terraplenagem,existindo três fortes justificativas para apoiar este ponto de vista:
• Todo serviço de terraplenagem sempre contém as quatro etapas citadas acima;
• Nem todo material escavado em terraplenagem é destinado à confecção de aterro, podendo ser descartado como bota-fora;
• Os equipamentos de compactação de aterros são de natureza diferente dos equipamentos deterraplenagem.


Na conformação do relevo o serviço de terraplenagem sempre contém duas atividades características: escavação de material em um determinado local e espalhamento deste material em local distinto do primeiro. Pode- se ter duas condições para cada uma destas atividades. Para melhor compreensão, a análise a seguir terá por base a construção de uma plataforma:
• A regiãoa ser escavada está contida na região da plataforma, sendo que as cotas do terreno natural estão acima das cotas de projeto da plataforma, caracterizando regiões em cortes, ou simplesmente cortes;
• A região a ser escavada está fora da região da plataforma, sendo que o material escavado virá de locais externos denominados empréstimos;
• A região onde o material escavadoserá espalhado está contida na região da plataforma, sendo que as cotas do terreno natural estão abaixo das cotas de projeto da plataforma, caracterizando regiões de aterro, ou simplesmente aterros;
• A região onde o material (ou parte do material) escavado será espalhado é externa à região da plataforma, caracterizando região de bota-fora, ou simplesmente bota-fora.
Em...
tracking img