Equipamentos auxiliares da topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPAMENTOS AUXILIARES DA TOPOGRAFIA

Entre os equipamentos auxiliares para se efetuar os levantamentos topográficos incluem-se:

Balizas – são peças com 2m de altura, de seção octogonal, pintadas a cada 50 cm em duas cores contrastantes (vermelho e branco) e tendo na parte inferior um ponteiro de ferro para auxiliar na fixação no terreno. Poderá também ser de ferro e, nesse caso, de canosgalvanizados ou condutos elétricos; terão maior peso, o que representa uma inconveniência; no entanto poderão ser compostas de duas metades, de um metro cada, conectadas por uma luva com rosca, o que facilita seu transporte em veículos pequenos.
A baliza é um auxiliar indispensável para quaisquer trabalhos topográficos, pois possibilita a medida de distâncias, os alinhamentos de pontos e serveainda para destacar um ponto sobre o terreno, tornando-o visível de locais muitos afastados.

Fichas – são peças de ferro, de seção circular, com um diâmetro de 1/4’’ ou 3/16’’, com cerca de 40 cm de altura; são pontiagudas na extremidade inferior, para cravação no solo e na extremidade superior, poderemos ter uma cabeça circular ou triangular, devem ser pintadas em cor vivas para melhorvisualização, o que evita perdas no meio da vegetação. As fichas compõem grupos de 5 ou 10, em argola de ferro, onde são enfiadas pela extremidade superior.

Corrente de agrimensor – trata-se de uma peça para medidas de distâncias que conforme seu nome assemelha-se a uma corrente. Tem grande facilidade de articulação e rusticidade. É composta de barras de ferro ligadas por elos, dois em cadaextremidades, para facilitar a articulação, cada barra entre elos mede 20 cm, 5 barras com os respectivos elos representam 1 metro, a cada metro encontra-se presa uma medalha onde esta gravado o número de metros. A primeira e a última barras são diferentes, pois contem as manoplas, as quais permitem a extensão com força suficiente para eliminar a curvatura que o peso da própria corrente ocasiona (esta curvae chamada catenária). A manopla fixa – se num pedaço da barra, munida de rosca com porca e contra porca que permitem pequenas correções no comprimento total da corrente. As correntes têm 20 m de comprimento. Seu emprego atual é limitado, com o aparecimento das fitas (trenas) de fibra sintética, muito mais praticas e precisas.

Trena de pano ou lona - é uma fita de lona graduada em centímetrosenrolada no interior de uma caixa circular através de uma manivela, seus comprimentos variam de 10, 15, 20, 25, 30 até 50m. Algumas, para maior precisão, possuem um fio metálico flexível no interior da fita de lona, fio este que tem a função de reduzir a elongação daqueles, quando solicitamos por um esforço muito grande ou de diminuir sua contração quando do encolhimento da lona; ainda assim, atrena de pano não oferece condições de confiança para ser usada em medidas de responsabilidade. A grande facilidade de manuseio a torna, porém, muito aconselhável para medidas secundarias de pouca responsabilidade, principalmente na medida de detalhes.
É indispensável que seja esteja prevenido sobre a grande facilidade que a trena de pano tem aumentar o seu comprimento quando puxada com forçasuperior á que se destina; aumentos de 5 a 10 cm são comuns em trenas de 20 m, após algum tempo de uso.
Como material básico na construção das trenas de pano, a lona vem sendo substituída por produto sintético (fibra de vidro), com sensíveis melhoras na durabilidade e na precisão.

Trena de aço – A trena de aço e uma peça idêntica a trena de pano, porém tem a fita em aço. Geralmente o inicio(primeiro decímetro) e milimetrado para medidas de maior precisão. Nesta peça, os erros ocasionados por uma extensão, através de um esforço superior ao indicado, são muito reduzidos, e isto só é levado em consideração em operações especiais; pode sofrer diferença em variações de temperatura (dilatação e contrações do aço). Apesar de ser a peça de maior exatidão na medida de distâncias, não e sempre...
tracking img