Termodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REVOLUÇÃO INDUSDRIAL E TERMODINÂMICA
Ao relacionarmos Revolução Industrial e termodinâmica analisamos primeiramente, suas características individuais e que Revolução Industrial foi uma expressão utilizada para designar o conjunto de transformação econômicas sociais e tecnológicas que teve inicio na Inglaterra, na segunda guerra mundial.
A Termodinâmica trata do estudo da relação entrecalor e o trabalho, ou, de uma maneira mais prática, o estudo de métodos para a transformação e energia térmica em energia de movimento essa ciência teve impulso especialmente durante a revolução industrial, quando o trabalho que era realizado por homens ou animais começou a ser substituídos por máquinas, a termodinâmica nasceu justamente dessa necessidade foi o estudo de maquinas térmicas quedesenvolveu seus princípios básicos. Qualquer sistema físico, seja ele capaz ou não de trocar energia e matéria com o ambiente, tenderá a atingir um estado de equilíbrio que pode ser descrito pela especificação de suas propriedades, como pressão, temperatura ou composição química.
A Revolução Industrial constitui em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processoprodutivo em nível econômico e social. Como já dito iniciada na Inglaterra em meados do século XVlll. Ao longo do processo se ( registra até os dias de hoje), a era da agricultura foi superada, a maquina foi superando o trabalho humano, a fabrica tornou-se o local adequado para a produção favorecendo a divisão do trabalho, a imposição do horário e da disciplina ao trabalhador, alem do aumento daprodutividade.
Uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre os nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
O que a ciência do século XVlll tinha para oferecer não era mais do que a esperança de que a observação atenta e a experimentação pudesse melhorar significativamente a produção industrial: MAQUINAS A VAPOR, VIDROS,TEXTEIS. Só na segunda metade do século XlX a ciência pode dar uma ajuda preciosa ao desenvolvimento tecnológico. De uma forma geral, até aquele período a ciência foi mais beneficiada pela revolução industrial que o inverso: MÁQUINA A VAPOR->termodinâmica.
Como mais a indústria passou a exigir maquinarias mais sofisticadas nas suas linhas de produção, a ciência pode beneficiar grandemente comos novos instrumentos mais refinados.
A Revolução industrial desempenhou ainda outro papel importante no desenvolvimento da ciência moderna. A perspectiva de aplicação da ciência aos problemas da indústria serviu de trampolim para estimular o financiamento publico da ciência.
A criação de escola técnicas no século xix e xx encorajou a difusão do saber cientifico e gerou condições paranovos avanços.

Ao contrario do que se pensam, as maquinas não foram a causa inicial da revolução industrial, mas sim, em parte, efeito desta.
Essa maquina a vapor iria aperfeiçoar e aumentar as produções industriais, o gasto das maquinas poderia ser grande, mas o retorno desse custo superaria o que vários homens poderiamproduzir.
Poucas invenções tiveram maiores influencia na historia dos tempos modernos que a da maquina a vapor. Antes do desenvolvimento da maquina a vapor, as reservas de energia estavam a mercê das variações atmosférica. Durante as secas, a baixa dos rios podia força os moinhos a restringir suas atividades ou mesmo a suspendê-las por completo.
A primeira maquina a vapor foi feita paradrenar água acumulada nas minas de carvão, criada em 1698 por newcomen e patenteada em 1705.
Deflagra a revolução industrial e serve de base para a mecanização de toda a indústria, para ajudar ainda mais revoluciona os transportes com a invenção da locomotiva a vapor. Uma maquina a vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de...
tracking img