Termodin Mica Aplicada Caldeira Semi For Ada

2989 palavras 12 páginas
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Departamento de Engenharia Mecânica
Termodinâmica Aplicada
Simulador Boiler

Docente: Eng. João Eduardo Monteiro Marques
Trabalho realizado por :

• André Pereira - A35517
• Alexandre Lambrou - A33485
• Fábio Gaspar - A33086


Darren Yeullet - A33283
Semestre inverno - 12/13

Introdução
Com este trabalho pretendemos estudar uma caldeira semi-forçada. Esta caldeira é constituída por um economizador, paineís de vaporização, barrilete, sobreaquecedor e reaquecedor. Estes equipamentos vão aproveitar o poder calorifico dos combustíveis para transformar liquido comprimido em vapor sobreaquecido. A caldeira de geração de vapor tem de produzir vapor, com as pressões e temperaturas necessárias, para abastecer a turbina mecânica que vai depois accionar o gerador.
Nas caldeiras aquitubulares, os gases circulam por fora dos tubos, e a vaporização da água dá-se dentro dos mesmos. Esta configuração, inversa à das caldeiras flamotubulares, aumentou em muito a superfície de aquecimento e assim a sua capacidade de produção de vapor. Designamos “semi-forçada” pois na simulação feita, a pressão de trabalho na caldeira é inferior o suficiente( 47%) á pressão crítica, para se poder admitir que, pelo menos, a circulação entre o barrilete e os painéis de vaporização é natural e não forçada. Uma caldeira com uma pressão de trabalho próxima do ponto critico (218 atm), ou maior (centrais super-críticas), é necessário circulação assistida, devido à pouca diferença entre as densidades do liquido e do vapor. Foi feita uma simulação através de um programa chamado “Boiler”.
Começamos por ligar o ventilador de ar, fornecendo o comburente necessário para a combustão, de seguida abre-se a válvula do circuito do combustível, de notar que apenas depois de abrir esta válvula é que podemos accionar a bomba de combustível, sendo esta uma bomba volumétrica, se fosse accionada antes de se abrir a válvula iria criar um súbito aumento de pressão do combustivel,

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas