jaciany papeldo psicologo

1276 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos o compromisso social da Psicologia foi sendo construído através da participação de psicólogos de todo o país em diferentes projetos. A Psicologia Social valoriza a construção de práticas que se comprometem com a transformação social direcionada a uma ética voltada para a emancipação humana. Diferentes experiências possibilitaram na última década, a divulgação de um conjunto de práticas direcionadas aos problemas sociais brasileiros, com o objetivo de criar alternativas para o fortalecimento de populações em situação de vulnerabilidade social e dos recursos para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade. Essas experiências tiveram como resultado uma ampliação da concepção social e governamental acerca das contribuições da Psicologia para as políticas públicas, gerou também novas referências para o exercício da profissão de Psicologia no interior da sociedade (HOFFMAN 2014).
De acordo com Hoffman (2014), as Referências Técnicas para a atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS, percebe-se que, a política de assistência social no Brasil tem vivenciado uma nova etapa no campo da garantia de direitos sociais no país. A implementação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – mostrou-se um avanço da organização da política de assistência social no Brasil. Um dos instrumentos dessa garantia de direitos foi a criação do Centro de Referência da Assistência Social / Programa de Atenção Integral à Família (CRAS/PAIF), que foi implementado em vários municípios do país.
METODOLOGIA
Este trabalho de seminário da disciplina Psicologia de Assistência Social, elaborou reflexões acerca do exercício profissional dos Assistentes Sociais nos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF. A metodologia empregada, além da pesquisa bibliográfica, foi pesquisa empírica com os psicólogos sociais da cidade de Olhos D’água- MG. A pesquisa promove o debate a respeito desse espaço do exercício profissional e com isso, os sujeitos da

Relacionados