Tercelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Processamento do algodão para a produção têxtil
O processo de produção de têxteis de algodão no Brasil envolve algumas etapas fundamentais. A figura 2 apresenta as etapas principais da produção têxtil brasileira.
Figura 2- Fluxo Genérico da Produção Têxtil Brasileira. Fonte: Adaptado de BESEN et al. (1995).
Nos processos de cotonicultura, algodoeira, fiação, tecelagem, tinturaria eacabamento e indústria de vestuário e distribuição varejista, o algodão em caroço que é produzido em propriedades rurais, transforma-se em algodão em pluma nas algodoeiras, em fio de algodão de várias especificações na fiação, em tecido cru na tecelagem, em tecido estampado na tinturaria e acabamento, em roupas e outros produtos na indústria de 5confecções, assim, finalmente são distribuídos pelaestrutura varejista, que é especializada em confecções de vários tipos. (BESENet al., 1995).

1.1 Algodoeira: recepção da matéria-prima
Depois de ser colhido, o algodão em caroço, é destinado ao primeiro beneficiamento, a chamada algodoeira. Neste processo, o algodão em caroço que vai para a fábrica de tecidos sofre a separação do caroço, do línter e da fibra, que se constituem em subprodutos, onde ocaroço é encaminhado à indústria para a extração do óleo e para a produção da torta de algodão. A pluma passa por um processo de limpeza, onde são retiradas as impurezas que vieram da lavoura, essa ação de limpeza é essencial para a qualidade da matéria-prima.
(BESEN et al., 1995, p. 17).
Segundo Arantes et al. (2003): “O processo de separação da fibra da semente é realizado por descaroçadoresde serras circulares que são apresentados em diferentes modelos, número de serras, capacidade de trabalho e fabricantes.”
O algodão recebido, neste processo, é classificado visualmente, quanto ao tipo e distribuído em tulhas para o beneficiamento separado por tipo. Após o processo de beneficiamento e limpeza, o algodão em pluma é guardado em fardos com peso que varia acima de 200 kg. Os fardossão identificados por meio de uma numeração seqüencial e por peso e deles são retiradas duas amostras, uma para a classificação da algodoeira e outra em entidade oficial. A classificação de cada fardo leva em consideração o tipo, o qual se refere principalmente ao grau de impureza que restou na pluma (do tipo 3 ao 9) e à qualidade dessa pluma em termos de coloração (de branco a fermentado).Combinando essas duas características tem-se o padrão específico de cada fardo. Este fardo de algodão em pluma como produto final dessa operação de beneficiamento traz inscritas as especificações de peso e o número que lhe foi conferido, de maneira que permita relacioná-las com o padrão obtido na classificação, que se baseia em critérios de aparência visíveis a olho nu. A padronização pode variar daqualidade superior (tipo 3, padrão Roma) à inferior (tipo A/P, padrão Betin).
Na classificação realizada pelas algodoeiras, dois aspectos devem ser considerados. O primeiro é que tendo como base o critério das características visíveis da pluma, não são as laboratoriais da fibra, como comprimento, resistência e maturação. Nesse 6sentido, o padrão final independe da variedade que foi cultivada, poisconsidera-se homogeneamente toda pluma como fornecedora de características intrínsecas do "algodão meridional brasileiro". O segundo relaciona-se com o fato de que todas as característicaslevadas em conta nessa classificação estão associadas às condições de colheita e, em segundo plano, ao tipo de solo. (BESEN et al., 1995, p. 17).



Assim, os fardos de algodão em pluma que foram selecionadosde acordo com uma mistura programada em função das características do fio que se quer produzir, seguem para a etapa de fiação.


1.2 Fiação
A etapa de fiação é a produção de fios através de um processo em que o algodão em pluma é penteado de maneira que as fibras naturais sejam orientadas para a mesma direção.
Após isso, por meio de uma torção, formam-se os fios contínuos, pois as fibras...
tracking img