Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TERCEIRO SETOR
A terminologia terceiro setor é relativamente nova, surgiu no Brasil há aproximadamente três décadas e é utilizada para definir um setor que se situa entre o público e o privado. Osetor público é o governo, representando o uso de bens públicos para fins públicos. O segundo setor refere-se ao mercado e é ocupado pelas empresas privadas com fins lucrativos. O terceiro é formadopor organizações privadas, sem fins lucrativos, desempenhando ações de caráter público.









A expressão “terceiro setor”
Nos Estados Unidos destacam duas expressões:  Organizaçõessem fins lucrativos – significa um tipo de instituição cujos benefícios não podem ser distribuídos entre seus diretores e associados;  Organizações voluntárias –não resultam de uma açãogovernamental, sua criação é fruto de um puro ato de vontade de seus fundadores e duram graças a um conjunto complexo de adesões e contribuições igualmente voluntárias.

Na Inglaterra, devido ao seu carátertradicionalista, é utilizada a expressão Charities (caridades). Na América Latina, inclusive no Brasil, hoje, o termo mais abrangente é “Organização da Sociedade Civil”.


Formas Legais Associação  Fundação  Organizações não governamentais  Cooperativas

O QUE É O TERCEIRO SETOR? O terceiro setor é composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase naparticipação voluntária, num âmbito nãogovernamental, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, àincorporação do conceito de solidariedade e cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil (Fernandes, 1995 e 1996ª).

Significado das 5 palavras chaves:








Caridade– sentimento ou ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar recompensa. Filantropia - amor à humanidade ou amor ao próximo, geralmente expressos por donativos do rico ao pobre ou às obras que...
tracking img