Ter uma deficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ter uma deficiência é, certamente, um drama pessoal. Seja uma deficiência que permita levar a vida sem muitas limitações, como a cegueira de um olho, ou algo mais limitante, como uma paraplegia ouparalisia cerebral, a deficiência sempre impõe um ônus ao seu portador e, normalmente, também à sua família.
Mas isso não significa que essas pessoas, ditas como “portadoras de necessidades especiais(PNE)” são incapazes. Em geral, deficientes costumam ter a maior parte de suas habilidades, mentais ou físicas, absolutamente normais. São capazes, portanto, de desempenhar atividades no mesmo nível deuma pessoa sem deficiência, sem nenhum prejuízo. É só não querer que eles desempenhem uma atividade que vá diretamente de encontro à sua deficiência.
No entanto, pessoas com deficiência podem terproblemas para entrar no mercado de trabalho, pois muitas vezes os recrutadores podem ter a impressão de que elas são menos capazes do que, de fato, o são. Para melhorar a aceitação das pessoas comdeficiência no mercado de trabalho, foi criada a Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. O artigo 93 da lei exige que um certo percentual do número de vagas de qualquer empresa seja preenchido pordeficientes. Mais especificamente:
• 2% das vagas para empresas com até 200 funcionários
• 3% das vagas para empresas com 201 a 500 funcionários
• 4% das vagas para empresas entre 501 e 1000 funcionários
•5% das vagas para as restantes
Mas no vídeo abaixo (é de 10 de dezembro de 2008, mas a situação do mercado de trabalho é, obviamente, a mesma) aparece um problema: as vagas existem mas, infelizmente,falta qualificação aos deficientes para preencher as vagas. Comentando: não que isso seja exclusivo deste grupo, pois o mesmo costuma ocorrer com pessoas sem deficiência.
Os números mostram que omercado de trabalho para deficientes está em expansão. Mas será que existe mesmo mercado para todos os portadores de deficiência? É algo difícil de responder. A justificativa de que falta qualificação...
tracking img