Teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria de Ausubel

A teoria de Ausubel tem como foco principal a Aprendizagem significativa que consiste na associação de idéias inter-relacionadas e apresenta três características fundamentais: os organizadores prévios (relacionar uma nova informação com a estrutura cognitiva existente), diferenciação progressiva (estabelecidas novas relações entre os conceitos) e reconciliação integradora (oestudante reconhece novas relações entre conceitos até então vistos de forma isolada). Destaca a diferença entre aprendizagem significativa e mecânica.
Quando novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos relevantes existente na estrutura cognitiva são recebidas pelo indivíduo acontece uma aprendizagem mecânica. Assim, esta informação será armazenada de maneira arbitraria e seminteração com aquelas já armazenadas.
O aprendizado de um conceito novo pode ocorrer de uma forma menos desgastante quando se percebe que este se relaciona com um conhecimento anterior já dominado. O que é chamado de conhecimento ou conceito subsunçor. (aprendizagm significativa).
Subsunçor é uma estrutura específica ao qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamenteorganizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.
Para que ocorra uma Aprendizagem Significativa segundo Ausubel, é necessário que:
- O material a ser assimilado seja potencialmente significativo, ou seja, não arbitrário em si. Mesmo materiais arbitrários então, podem ser tornados significativos através dos Organizadores Prévios.
- Ocorra umconteúdo mínimo na Estrutura Cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades relacionais.
- O aprendiz apresente uma disposição para o relacionamento e não para simplesmente memorizá-lo mecanicamente muitas vezes até simulando uma associação. Muito comum em estudantes acostumados a métodos de ensino, exercícios e avaliação repetitivos e rigidamente padronizados.Teoria de Vygotsky
Para Vygotsky o modo de pensar é altamente influenciado pela cultura. Logo pessoas de diferentes culturas teriam diferentes perfis psicológicos. Sua teoria compõe a base para psicologia sócio-histórica que concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida.
As principais idéias aplicadas à educação consistem narelação entre conceitos e na interação social.
Para Vygotsky conhecimentos científicos são todos aqueles de origem formal, relacionado às ciências sociais, línguas, matemáticas, ciências físicas e naturais. São conhecimentos sistemáticos e hierárquicos apresentados e apreendidos como parte de um sistema de relações. Já o conhecimento espontâneo é composto de conceitos não-sistemáticos,não-organizados, baseados em situações particulares e adquiridos em contextos da experiência cotidiana. Apesar de serem conhecimentos diferentes em relação a existência de um sistema (educação formal) no primeiro e à ausência (aprendizagem informal) no segundo, para Vygotsky eles estão interligados, exercendo influencias um sobre o outro. Trabalha com a idéia de zonas de desenvolvimento: a real (conceitos quejá dominamos) e a proximal.
A interação social permite que se possa fazer ou aprender mais do que se poderia fazer se a colaboração. Essa colaboração se dá pela interação tanto entre aluno-aluno com entre aluno professor.

Alguns conceitos importantes na teoria são:
Desenvolvimento real – É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem um conhecimento consolidado.Zona de desenvolvimento proximal – É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo mas ainda não foi atingido.
Mediador – É quem ajuda a criança a concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais mediadores.
Desenvolvimento potencial – É determinado por aquilo que a criança...
tracking img