Teorias e Técnias Psicoterápicas

341 palavras 2 páginas
RESUMO DO FILME: SPIDER: DESAFIE SUA MENTE
No filme Spider: desafie sua mente, fica claro a posição esquizoparanóide, onde Klein conceitua em objetos parcias (seio persecutório e seio idealizado) e a sua ansiedade basica, que seria o medo dos objetos maus prevalerecerem sobre os bons. Inicialmente percebemos que o seu complexo de edipo foi mal elaborado, pois ele não reprimiu a agressividade e passou a imitar o pai, mas sim ele cindiu os objetos como bons e maus, desenvolvendo extrema rivalidade com seu pai.
Podemos relacionar com o filme a posição esquizoparanoide, pois Dennis não enxerga sua mãe na totalidade, ora a vê como boa ora como má, ou seja, ele a cinde. Na teoria Kleiniana existe a ideia de que fantasia e realidade se influenciam o tempo todo, embora ele lembrasse de fatos ocorridos em sua infância, muitas vezes ele imaginava cenas que provavelmente não ocorreram, ou talvez não aconteceram de determinada forma apresentada no filme. Apesar de haver reforços positivos do ambiente (realidade externa) o mundo interno dele não conseguia perceber isso, o que agravava ainda mais sua convicção de uma mãe boa quando esta lhe dava atenção e mérito e mãe má, quando esta optava por sair e namorar com seu pai.
Sua relação conflituosa com o pai nos leva a crer que existia um sentimento de inveja, pois ele gostaria de ter a mãe somente pra si e projetava os desejos por ela na figura do pai. Como por exemplo na cena debaixo da ponte, onde ele vê o pai com a "prostituta" (mãe má) tendo relações intimas. Entretanto, quando mostra novamente a cena, quem está encostado na parede no lugar do pai é ele, ou seja, ele projetou o desejo para o pai e fantasiou o fato.
O que ocorreu na situação de Dennis, foi o fato do objeto mau prevalecer sobre o bom, nisso rompeu sua personalidade, tornando-o paranóico.

Relacionados