Teorias funcionalistas, conflito e interacionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia
Associação entre os vídeos e as Teorias Funcionalista, Interacionista e do Conflito.

Vídeo dos habitantes que consumiam maconha sem saber e a Teoria FuncionalistaMaconha, liberar ou proibir, eis o dilema.
Como foi visto no vídeo sobre a maconha, há um grande número de habitantes daquela cidade que cultivam a maconha para usos diversos e o curioso é que todos que dealguma forma cultivavam e manipulavam a planta, desconheciam a proibição de seu uso e cultivo. Trazendo tal situação para o contexto sociológico, podemos associar a Teoria Funcionalista que explica ocrime e o desvio.
Para Durkheim, o crime e o desvio são fatos sociais e ele acreditava que tanto um como o outro eram inevitáveis e necessários para a sociedade moderna.
Durkheim também falava que odesvio possuía uma função adaptável, pelo fato de introduzir novos conceitos e ideias, na sociedade ele via o desvio como uma força inovadora para gerar mudanças.
Na situação vista no vídeo em queas pessoas se sentiam em total liberdade para cultivar e usar a planta, podemos ver que há certa ignorância entre o conhecimento das normas de proibição e o uso da planta que para eles só traziambenefícios.
Há de se reconhecer que aqueles habitantes viviam em certa harmonia com relação ao uso da planta, a questão é, se tivessem o conhecimento da ilegalidade do cultivo e da planta e mesmo assimquisessem usar, haveria essa paz e harmonia entre eles?
Por isso que se torna interessante a concepção da Teoria Funcionalista de Durkheim no sentido de trazer novas ideias e paradigmas para asociedade moderna.

Vídeo das pessoas rotuladas e a Teoria Interacionista

A teoria interacionista apresentada por Sutherland diz que o convívio com pessoas que comentem ou que sãopropicias a cometer crimes por diversos fatores dentro das subculturas podem influenciar diretamente as pessoas a cometer crimes, ou seja, o individuo torna-se delinquente pelo convívio com outras...
tracking img