Teorias, freud, gestault, behaviorismo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As três mais importantes tendências teóricas da psicologia no século 20 foram o Behaviorismo que nasce com Watson, e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, a Gestalt que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, e a Psicanálise que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica.

TEORIA BEHAVIORISTA

Otermo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título “Psicologia: como os behavioristas a veem”.
Watson, postulando o comportamento como objeto da Psicologia, dava a esta ciência a consciência que os psicólogos da época vinham buscando, um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentescondições e sujeitos.
Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e ás variáveis ambientais que interagem com o sujeito.
A razão metodológica deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico.
A razão histórica refere-se aostermos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.

O COMPORTAMENTO RESPONDENTE
O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de não voluntário e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração daspupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

REFORÇAMENTO
Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
O reforço pode ser positivo ou negativo.
Oreforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.
O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua.
CONTROLE DE ESTIMULOS
Tem sido polêmica a discussão sobre a natureza ou a extensão do controle que o ambiente exerce sobre nós, mas não há como negar que há algum controle.

DISCRIMINAÇÃO
Diz-se que sedesenvolveu uma discriminação de estímulos quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença do outro. Isto é, um estímulo adquire a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situação reforçadora.
GENERALIZAÇÃO
Na generalização de estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao esforço na presença de um estímulosimilar, mas diferente. Frequentemente, a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.

TEORIA DE GESTALT
A psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores preocuparam-se em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica.

APERCEPÇÃO
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria behaviorista, que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta, porque para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo encontra-se o processo depercepção.
O confronto Gestalt/Behaviorismo pode ser resumido na posição que cada uma das teorias assume diante do objeto da Psicologia- o comportamento, pois ambas definem a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento. Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
MEIO...
tracking img