TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

2247 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR - IBRAPES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL E EMPRESARIAL
PROFESSOR: JOSÉ JILSEMAR DA SILVA

FRANCISCA EDUARDA DA CONCEIÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

MARCELINO VIEIRA / RN
ABRIL 2014
FRANCISCA EDUARDA DA CONCEIÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO-TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNIAS

Fichamento apresentado à disciplina Gestão Educacional e Empresarial do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, para obtenção de nota parcial. Ministrante Prof. (o) José Jilsemar da Silva

MARCELINO VIEIRA / RN
ABRIL 2014
MAXIMIANO, Antônio César. Introdução à Administração: da revolução urbana à revolução industrial. Ed. Compacta. São Paulo: Atlas, 2008.
1.Evolução da Escola Clássica
[...] É uma designação que abrange diversas contribuições distintas, criadas a partir dos anos 1920. Essas contribuições focalizaram basicamente a estruturação e a administração das grandes corporações naquela época. [...] (p. 34)
...............................................................................................................................1.1 Estruturação das grandes corporações
Os administradores das empresas criadas na passagem para o século XX perceberam que, para crescer e aproveitar as oportunidades de mercado era necessário ir além da organização da linha de montagem e da eficiência operacional das fabricas. [...] precisavam de estruturas organizacionais [...] de estratégias e de sistemas de avaliação do desempenho global. [...] DuPont e General Motors – foram pioneiras na proposição de soluções para esses novos problemas. Essas soluções contribuíram para finalizar o modelo da grande corporação, que domina o cenário dos negócios desde o século XX. (pp.34, 35)

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas