Teoriaburocratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da burocracia: os estudos de Max Weber

Meta da aula

9

Analisar a teoria da burocracia de Max Weber e o fenômeno burocrático nos dias atuais.

objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: descrever as características das estruturas burocráticas de acordo com o conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber; identificar as disfunções burocráticas nas organizaçõesda sociedade contemporânea.

1

2

Para acompanhar esta aula, é interessante que você releia os trechos referentes ao taylorismo e ao fayolismo (Aulas 3 e 4, respectivamente). É importante também que você providencie um dicionário.

AULA

Pré-requisitos

História do Pensamento Administrativo | Teoria da burocracia: os estudos de Max Weber

MAX WEBER
Max Weber (1864-1920), sociólogoalemão, foi professor das Universidades de Friburg e de Heidelberg e dedicou-se aos estudos de Economia, História, Filosofia e Direito. Foi o criador da sociologia da burocracia e ficou famoso pela Teoria das Estruturas de Autoridade. Com a tradução de alguns de seus livros para a língua inglesa, tomou corpo nos Estados Unidos, na área de Administração, a teoria da burocracia.

Figura 9.1: Aburocracia normal mente é associada à idéia de papelada.

Você conhece a noção de burocracia na concepção popular? Provavelmente sim. Se perguntarmos a alguém nas ruas o que é burocracia, ouviremos, de maneira geral, a mesma definição. Normalmente ela será associada a papelório, lentidão, corrupção, obediência cega a regulamentos; ou seja, no senso comum, burocracia representa uma organizaçãoaltamente ineficiente. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema e não ao sistema em si mesmo. Mas há quase um século o alemão MAX WEBER, considerado um dos pais da Sociologia, destacou a necessidade de uma burocracia estatal para o desenvolvimento dos países. Para Weber, o conceito de burocracia é exatamente o contrário desse que se instituiu no senso comum. Seu modelo burocráticobusca uma organização altamente eficiente, pois dispõe de normas e regras, divisão de trabalho, hierarquia de cargos, funcionários treinados e capacitados. Existe, portanto, a valorização de uma organização racional que atinge seus objetivos.

?
8 CEDERJ

De acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, burocracia é um sistema de execução da atividade pública por meio de um corpocomplexo de funcionários, lotados em órgãos, secretarias, departamentos etc., com cargos definidos, selecionados e treinados com base em qualificações técnicas e profissionais, que se pautam por um regulamento fixo e uma hierarquia por linhas de autoridade e responsabilidades bem demarcadas, gozando de estabilidade no emprego. O dicionário também apresenta o sentido pejorativo: como estrutura ineficiente,inoperante, lenta na solução de questões, tendente a complicar trâmites, com conseqüente emperramento das funções organizacionais.

Christophe Libert (www.sxc.hu/photo/499987)

INTRODUÇÃO

isso interessava bastante a ele. Calma, você já vai entender! “Ela (a burocracia) é um grupo social que se separa do resto da sociedade e se impõe a ela, dominando-a” (PRESTES MOTTA, 1981). Esse processode dominação, segundo Weber, é feito através de organizações burocráticas, tais como o Estado, os partidos, os sindicatos, as empresas, as escolas etc. Para ele, a burocracia, em sua forma moderna, baseada na razão e no Direito, desenvolveu-se com o sistema capitalista avançado e com o surgimento do Estado moderno.

BUROCRACIA COMO TIPO IDEAL
Weber construiu um modelo teórico para a burocracia.Daí a utilização do termo “tipo ideal”. Ele definiu as seguintes características: • uma organização pautada em normas escritas; • adoção de uma sistemática divisão de trabalho; • organização dos cargos segundo o princípio hierárquico; • fixação de regras e normas técnicas para regular o desempenho de cada cargo; • separação entre propriedade e administração (na burocracia pública, a propriedade é...
tracking img