TEORIA E SISTEMAS COMPORTAMENTALISTAS

694 palavras 3 páginas
TED – TEORIA E SISTEMAS COMPORTAMENTALISTAS
1) Qual a definição de Comportamento Verbal para o Behaviorismo Radical?
O comportamento verbal pode ser definido como um comportamento operante que precisa necessariamente de uma mediação entre ouvinte e falante, ou seja, o ouvinte responde aos estímulos verbais, que o falante produziu. O indivíduo é falante a partir do instante em que ele comporta-se verbalmente diante do outro e passa a ser ouvinte ao comportar-se aos estímulos verbais produzidos por outros indivíduos no mesmo ambiente. 2) Apresente dois exemplos de interação verbal retirados de uma cena do filme. Especifique o estimulo antecedente, a resposta e a consequência no exemplo. O primeiro exemplo retratou um verbal textual, onde o mesmo ao chegar em sua casa encontrou as paredes pixadas (estímulo verbal escrito) com dizeres preconceituosos e o mesmo respondeu xingando-os de volta (estímulo verbal vocal) e a consequência foi o abandono da casa. No segundo exemplo trata-se de um operante ecoico, quando Ron e Rayon entram em acordo e fecha a sociedade para a venda das vitaminas. Rayon pergunta se o acordo está fechado (estímulo verbal vocal) e Ron responde que está fechado (resposta vocal).
3) Há uma cena no filme em que o personagem Ron mente para os policiais que fiscalizam a fronteira. Explique porque o comportamento de mentir de Ron é mantido ao longo do filme.
O fato de Ron mentir seria o estímulo reforçador usado por ele para obter vantagens; como ele estava obtendo a resposta desejável, ele passou a mentir não só para os policiais, mas para várias pessoas em diferentes circunstâncias ao longo do filme.
4) Qual a definição de regra para o Behaviorismo Radical?

5) Indique no filme um comportamento que seja controlado por regra, especifique a regra e explique porque o comportamento de seguir a regra é mantido.
Um exemplo claro no filme de comportamento controlado por regras é o comportamento de tomar vitaminas, peptídeos, pois o fato de

Relacionados