Teoria Weberiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Relacione as duas definições abaixo a partir da Teoria Weberiana.

Racionalização: conceito empregado por Weber em referencia ao processo por meio do qual modos de cálculos precisos e deorganização, envolvendo regras abstratas e procedimentos, domina cada vez mais o mundo social.

Burocracia: Uma organização de tipo hierárquico, que assume a forma de uma pirâmide de autoridade. Segundo Weber,a burocracia 'e o tipo mais eficiente de organização humana em larga escala. À medida que as organizações crescem em tamanho, afirmava Weber, elas inevitavelmente tendem a se tornar cada vez maisburocratizadas.

Relacione as duas definições abaixo a partir da Teoria Weberiana.

Racionalização: conceito empregado por Weber em referencia ao processo por meio do qual modo de cálculos precisos ede organização, envolvendo regras abstratas e procedimentos, domina cada vez mais o mundo social.

Burocracia: Uma organização de tipo hierárquico, que assume a forma de uma pirâmide de autoridade.Segundo Weber, a burocracia 'e o tipo mais eficiente de organização humana em larga escala. À medida que as organizações crescem em tamanho, afirmava Weber, elas inevitavelmente tendem a se tornarcada vez mais burocratizadas.

R: Para Weber burocracia é como um sistema racional que se administra segundo o critério da eficiência, a burocracia é a mais eficiente forma de organização inventadapelo homem, porém constitui a maior ameaça para a liberdade individual e para as instituições democráticas ocidentais. Portanto racionalização e burocracia são tendências da modernidade - uma puxa aoutra. A sociedade hoje de maneira geral capitalista presta-se cada vez mais à organização de modo racional e lucrativo, mantendo assim uma organização hierarquizada e burocrática. À medida que aumenta umcoletivo será mais burocratizada. Para devida racionalização os indivíduos de tal forma são submetidos à mesma subordinação, independentemente de uma classe social, um parente ou uma pessoa...
tracking img