Teoria virginia henderson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Neste

trabalho vamos abordar sobre a biografia de Virginia Henderson, salientando sua teoria, suas definições para a função de enfermeiro, como ela baseia sua concepção de enfermagem e seusparadigmas, e como isso influencia até hoje no processo de enfermagem.

Virgínia Henderson nasceu em 1887 e faleceu em 1996.  Licenciou-se como enfermeira, e em 1921 especializou-se como enfermeiradocente;  Em 1956, definiu da seguinte forma as funções do enfermeiro: a função única do enfermeiro é assistir o indivíduo, doente ou são, na realização daquelas atividades que contribuem para a saúdeou a sua recuperação (ou para a morte tranquila) que ele realizaria sem auxílio se para tal tivesse a força a vontade e o conhecimento necessários. E fazer isto de modo a ajudá-lo a conquistar aindependência tão rapidamente quanto possível.




Para Henderson, a pessoa é a figura central dos cuidados de enfermagem e o enfermeiro deve ajudá-la a tornar-se independente na satisfação dassuas necessidades o mais cedo possível, entendendo por necessidade o requisito ou exigência e não a falta.

 A teoria

de Henderson define a enfermagem com uma função independente, a de agir com opaciente quando ele precisa de conhecimento, força física e vontade de agir por si mesmo.

    


  

A concepção de enfermagem baseia-se nos seguintes pressupostos: Tanto oenfermeiro como a pessoa, valorizam a independência sobre a dependência; A saúde tem um significado social bem como um significado individual; Toda a pessoa tende a alcançar o mais alto nível de saúde ou, nasua impossibilidade, uma morte serena; Quando a pessoa tem conhecimento, força e/ou vontade tende a alcançar a saúde; Tanto a pessoa como o enfermeiro devem definir objetivos coerentes; Os cuidados deenfermagem devem basear-se na satisfação de 14 necessidades básicas; O enfermeiro deve ter em conta o plano terapêutico prescrito pelo médico ao definir os objetivos dos cuidados; A prática...
tracking img