Teoria so valor-trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os clássicos

2.2.1 Os pensadores da Escola Clássica

No último quarto do século XVIII e início do século XIX, surge um grupo de pensadores que vão dar forma e tratamento científico às ideiaseconômicas. Entre os principais pensadores aparecem Robert Malthus, John Stuart Mill, David Ricardo e Adam Smith. Para Hugon (1995, p.101), a “Escola Clássica propriamente dita, consiste, portanto,naquela corrente científico-econômica iniciada, em 1776, com Smith, continuada particularmente com Malthus e Ricardo e completada, em 1848, por Stuart Mill e seus Princípios de Economia Política”.2.2.2 Teoria do valor-trabalho

Um dos pilares teóricos da Escola Clássica é a teoria do valor-trabalho. Segundo Hunt (1981, p.69), ainda que Adam Smith não tenha apresentado uma teoria do valor coma devida coerência, não se pode negar que ele apresentou as bases da teoria do valor-trabalho que posteriormente fora melhorada por Ricardo e Marx.

Na concepção de Smith (apud Feijó, 2001) o“valor de uma mercadoria é a quantidade de trabalho que a mesma permite comprar ou comandar. Assim, o trabalho é a medida real do valor de troca de todas as mercadorias”. O valor de um bem, segundo Smith,divide-se em valor de troca e valor de uso. Este está associado à ideia de utilidade e aquele corresponde ao poder de compra que o bem possui no mercado.

Conforme Feijó (2001), a visão de Smithsobre o valor se complementa com a ideia de que o valor de uma mercadoria não é regulado somente pelo trabalho, mas por três componentes: salário (w), lucro (l) e renda da terra (r). Supõe-se que opreço de uma mercadoria é determinado somente por estes três componentes numa economia capitalista, já que os juros se incluem nos lucros, ao passo que é a remuneração do capital.

De acordo com Hunt(1981, p.70), Adam Smith conseguiu ver o trabalho como determinante do valor de troca apenas nas economias pré-capitalistas, porque após a apropriação dos meios de produção pelos capitalistas e a...
tracking img