Teoria neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO
As empresas não são amorfas, desestruturadas ou soltas no espaço, elas precisam ter uma constituição, uma estrutura que interligue suas áreas e níveis de atividade e é a organização que trata da estrutura organizacional da empresa, isto é, da formatação e do desenho de como as suas partes deverão estar interligas.
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Organização é a função administrativa quetrata do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa assim sendo a organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relação de e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, os planos sejam executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser adequadamente agrupadas e a autoridade convenientemente distribuídadentro da empresa.
NIVEIS E AREAS DE ORGANIZAÇÃO
A organização pode ser feita ao nível estratégico quando envolve toda estrutura organizacional da empresa. A organização ao nível tático envolve o que chamamos de departamentalização. E pode ser operacional quando focaliza as tarefas e atividades das pessoas, alem disso, pode haver organização de marketing, da área financeira, da produção/operaçõese ainda da área de recursos humanos. O fato é que nada adianta ter objetivos a alcançar e um bom planejamento se não houver uma organização como plataforma para alcançá-los adequadamente. Nisso reside o encanto da organização: servir como infra-estrutura básica para proporcionar a melhor base para alcançar os objetivos propostos.
FINALIDADE DA ORGANIZAÇÃO
A função da organização é agrupar eestruturar todos os recursos da empresa – órgão, pessoas e equipamentos- para permitir e facilitar o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível. O administrador deve definir claramente e organizar os recursos de que sua empresa necessita como:
* Pessoas e suas respectivas habilidades e competências
* Equipamentos
* Orçamento e disponibilidade de recursos financeiros e dematérias

Assim, o objetivo da organização é agrupar as pessoas para que estas trabalhem melhor em conjunto. A organização pode tanto referir-se à empresa
como um todo (estrutura organização), como a cada unidade organizacional(departamentalização).

PRINCÍPIOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÃO

* Princípio da especialização: A organização deve fundamentar-se na divisão do trabalho queprovoca a especialização das pessoas ou órgãos em determinadas atividades e um incremento da quantidade e qualidade do trabalho executado.
* Princípio da definição funcional: O tralho de cada pessoa, a atividade de cada órgão e as relações de autoridade e responsabilidade são aspectos que devem ser claramente definidos por escritos. As empresas geralmente utilizam o organograma, adescrição do cargo ou o manual de organização para atender a este princípio, o importante é deixar claro a posição de cada pessoa ou órgão dentro da estrutura organização da empresa.
* Princípio da paridade da autoridade e responsabilidade: A cada responsabilidade deve corresponder uma autoridade que permita realizá-la e a cada autoridade deve corresponder uma responsabilidade equivalente, ouseja deve haver uma correspondência entre o volume de autoridade e de responsabilidade atribuída a cada pessoa ou órgão. Essa equivalência é necessária para evitar que certas pessoas ou órgão tenham excessiva responsabilidade sem a necessária responsabilidade. Ou em caso contrário, demasiada autoridade para pouca responsabilidade.
* Princípio escalar: É linha de autoridade que desde oescalão mais alto até o mais baixo, cada pessoa ou órgão deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui autoridade.
* Princípio das função de linha e de staff: Deve-se definir , da maneira mais clara possível, não só volume de autoridade atribuído a cada pessoa ou órgão, mas também a natureza dessa autoridade. As funções de linha são as atividades diretamente...
tracking img