Com o objetivo de derrubar o poder absoluto das monarquias na Europa baseado no direito divino com a política inspirada nas Sagradas Escrituras, surge a teoria liberal por volta do século XVII eXVIII, com base no jusnaturalismo, corrente filosófica fundamentada na existência do direito natural. Destacando-se entre seus pensadores Thomas Hobbes, Jonh Loocke, Charles Louis de Secoundat, Barão deMontesqueieu, Jacques Rosseau, entre outros, exercendo forte influencia na noção dos direitos fundamentais baseado no direito natural. Na teoria liberal, os cidadãos são livres para exercerem as suaspotencialidades. Cada um exerce os seus direitos, podendo dispôlos com liberdade, tendo como único limite o poder de escolha de outrem. Neste contexto, as instituições existirão para garantir e alargara proteção do indivíduo contra possíveis ingerências. O papel do liberalismo era limitar a esfera de atuação do Estado. O Estado só intervinha para garantir a esfera de proteção dos indivíduos, poistodos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais aos quais eles não podem abidicar tais como a liberdade e a prosperidade.
Por volta do século XIX, inspiradopela dialética hegeliana, surge a teoria marxista em oposição a teoria liberal. Para Marx o Estado não é o ideal de moral ou de razão, mas uma força externa da sociedade que se põe acima dela não paraconciliar interesse, mas para garantir a dominação de uma classe por outro e a manutenção da propriedade. Segundo o marxismo, a característica central de qualquer sociedade está no modo de produçãoescravista, feudal ou capitalista, que varia com a história e determina as relações sociais. Com o processo produtivo, os homens criam as próprias condições de sua existência resultado das lutas entreos interesses das diferentes classes sociais que só desapareceria com a instalação da sociedade comunista, concebida como igualitária e justa. Para o marxismo, o capitalismo é um sistema no qual a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Teoria liberal e marxista. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Liberal-e-Marxista/151325.html

MLA

"Teoria liberal e marxista" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Liberal-e-Marxista/151325.html>.

MLA 7

"Teoria liberal e marxista." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Liberal-e-Marxista/151325.html>.

CHICAGO

"Teoria liberal e marxista." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Liberal-e-Marxista/151325.html.