Teoria historica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-

Publicado por: Emanuel J.Ramalho Atualizado: 27/02/09.
O Estudo da História

Você está entrando em contato com o estudo da história.O estudo da história nos permite saber como viviam e pensavam os homens que nos antecediam, isto, é, que viveram antes de nós.
            Estudando história ficamos sabendo de que forma, com o uso de mão e de um cérebro privilegiado, o homem foiacumulado conhecimentos, fabricando e aperfeiçoando instrumento agrícolas, de caça, de pesca, até chegar aos sofisticados aparelhos usados nos dias atuais.
            È a história que nos ensina como acumulação de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos instrumentos possibilitaram ao homem adaptar-se ao meio ambiente, retirando dele os elementos necessários á alimentação, ao vestuário e á construção desua habitação.
            Também é a história que registra e estuda as conquistas do homem e suas realizações nas ciências e nas artes, entre elas a pintura, a arquitetura, a literatura, a música, a dança, o canto.
            Pelos registros históricos aprendemos que os avanços científicos, tecnológicos e culturais são resultado da acumulação das descobertas e das experiências vividas peloshomens durante muitos séculos e transmitidas de geração a geração e de um povo para outro.
            O estudo da história nos proporciona maior capacidade para perceber de que maneira, há milhares de anos, o homem vive da exploração do trabalho de outro homem e, com isso, vem criando profundas desigualdades sociais.
            Enfim, é a história que nos permite analisar e entender aorganização dos antigos governos e de que modo os homens eram governados.
            Em síntese, sendo uma Disciplina cuja preocupação fundamental é o desenvolvimento da reflexão, do pensamento, a história nos ajuda a compreender as origens e causa das desigualdades e injustiças sociais, do banditismo, da fonte, da miséria, do racismo.
            O estudo da História nos auxilia também a refletir sobre oexcesso de riquezas de poucos e a miséria da grande maioria da população em sociedades como a brasileira, em que milhões de crianças não podem estudar porque têm de trabalhar e ajudar os pais no sustento da família.
            A reflexão sobre a história desenvolve nosso senso crítico, o que permite que nos posicionemos em relação ás injustiças sociais que marcam as sociedades contemporâneas.            Por fim, você compreenderá que, como ser social consciente e participante, poderá contribuir para a criação de uma sociedade mais justa.
 
QUEM FAZ A HISTÓRIA
A história não é feita apenas por algumas pessoas privilegiadas, pelas classes mais ricas, pelos políticos ou pelos pelas pessoas que aparecem demais na imprensa. Todos nós, ricos e pobres, construímos no dia-a-dia ahistória do Brasil e do Mundo.
            Isso quer dizer que todos nós – Você, eu, seus colegas, seus professores, seus parentes e amigos – somos agentes dinâmicos da história, na medida em que participamos da vida social, política e econômica do país.
 
FONTES HISTÓRICAS 
Para analisar e interpretar os acontecimentos históricos, o historiador se utiliza de fontes históricas ou seja, devestígios deixados pelo homem de diferentes épocas e civilizações, tais como:
            Restos arqueológicos (esculturas, desenhos, cerâmicas, utensílios domésticos, de caça, de pesca e armas utilizadas na guerra, entre outros);
            Monumentos (pirâmides, túmulos, templos e arquitetura em geral);
            Documentos escritos (inscrições, manuscritos, jornais, livros, contratos,certidões de nascimento);
            Outros documentos (vídeos, fotos, filmes, máquinas, armas, ferramentas).
Dentre as fontes históricas, destacamos os documentos escritos, que nos fornecem maior quantidade de informação sobre o passado. Por isso a escrita é fundamental para o conhecimento da história de um povo.
            Contudo, quando vai analisar um fato histórico, o historiador...
tracking img