Teoria geral da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura Organizacional
























Estrutura Organizacional



A Estrutura Organizacional constitui o elo entre as orientações estratégicas da organização e a sua atuação no mercado, podendo ser dividida em macro-estrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e micro-estrutura (relacionada com aorganização das atividades dentro de uma divisão).


Funções dos executivos

Tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com intuito de atingir determinados objetivos. Trabalham em uma organização, a qual pode ser definida como uma unidade coordenada, composta de duas ou mais pessoas. 
No inicio do século XX, um industrial francês chamado Henri Fayol escreveu que, todosexecutivos realizavam cinco funções gerencias: planejavam, organizavam, comandavam, coordenavam e controlavam. Para garantir que as coisas caminhem como devem, o executivo precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho deve ser comparado com as metas previamente estabelecidas. Os executivos devem ser dotados de habilidades e competências para atingir seus objetivos.[pic]
• planejamento da empresa, que representa o estabelecimento de objetivos e resultados estabelecidos e dos meios mais adequados para se alcançar estas metas
• a direção da empresa, que representa a orientação e/ou coordenação e/ou motivação e/ou liderança das atividades e recursos visando alcançar os objetivos e resultados esperados; e
• controle da empresa,que representa o controle e a avaliação dos resultados obtidos em relação aos objetivos e resultados esperados







Benefícios de uma estrutura adequada

• Identificação das tarefas necessárias;
• Organização das funções e responsabilidades;
• Informações, recursos, e feedback aos empregados;
• Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos;
• Estrutura Organizacional• Rotina e procedimentos administrativos



Estrutura:


Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal.
Estrutura Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura. Líder formal.
É representada peloorganograma da empresa, no módulo anterior mostrei alguns modelos de organograma e seus aspectos. Na estrutura formal que representa os aspectos básicos são quando a análise dos componentes, condicionalmente de níveis de abrangência da estrutura organizacional. 
A Estrutura organizacional estórica, o que poderia ser reduzida com base na sua representação gráfica. O organograma ela édinâmica, principalmente quando são considerados seus aspectos informais provenientes da caracterização das pessoas que fazem parte de seus esquemas de funcionamentos.

Estrutura Informal: São identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. Sãocomportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.

A estrutura informal focaliza as pessoas e suas relações. A estrutura formal focaliza autoridades e responsabilidades. A estrutura formal pode crescer bastante, mas as estruturasinformais tendem a ficar menores, de maneira a permanecerem dentro dos limites das relações pessoais. Há, entretanto, muitas estruturas informais dentro de uma grande empresa. Elas existem em todos os níveis. Algumas são confinadas apenas à empresa enquanto que outras podem ser parcialmente externas à empresa.


|Vantagens |Desvantagens...
tracking img