Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em termos de desenvolvimento das escolas ou teorias da administração, a escola clássica é a mais velha, tendo se iniciado com a teoria da Administração Científica, de Frederic W. Taylor. Que se baseava na estrutura formal e nos processos das organizações. As pessoas eram vistas como instrumentos de produção e utilizadas para alcançar a eficiência para a organização.
Henry Ford representa acontribuição da indústria para a formação da teoria clássica da administração. Era um empresário com visão prática, que buscava a eficiência, numa fábrica de automóveis. A empresa, na visão de Ford, do mesmo modo que na de Taylor, divide se em dois níveis distintos: planejamento e execução. No planejamento, os técnicos elaboram os métodos e o próprio trabalho; na execução os operários apenas efetuam otrabalho que lhes é dado. Ou seja, para ele “o trabalho é que dirige a empresa”. Desta definição se geraram a oposição aos métodos de Taylor, que se originou da gerencia e os sindicatos trabalhistas, pois os trabalhadores se julgavam ameaçados nos seus privilégios e comodismos.
Na teoria da burocracia, se buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistemaadministrativo baseado no estudo exato nos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade. Ela abriu uma nova visão na perspectiva administrativa, introduzindo o estudo do seu aspecto institucional, partindo da política, direito e sociologia. Ou seja, é encontrada em diversas organizações, como política, religião, negócios, militarismo e educação.
A escola da administraçãocientífica dirigiu o foco para análise das atividades físicas do trabalho, enquanto a teoria administrativa e a teoria da burocracia tinham a ênfase na estrutura organizacional e nos processos da organização humana.
A administração científica foi o ponto de transição para os precursores da administração para a escola Clássica. As pesquisas de Hawthorne representam a passagem da escola clássica para asescolas das relações humanas, continuando nessa evolução, veio à escola chamada Sistêmica, sendo o estruturalismo uma nova visão no campo administrativo.
No livro de Geraldo R. Caravantes, ele descreve a síntese sobre estruturalismo segundo Amitai Etzioni, que diz que a administração científica e a das relações humanas eram em certos aspectos opostas, os fatores que uma escola considerava críticoe cruciais, a outra simplesmente ignorava. Entretanto elas tinham um ponto em comum, a busca de racionalidade por parte da organização e a busca de felicidade de parte do individuo. Acreditava que a organização mais eficiente seria também a mais satisfatória, pois priorizava tanto a produtividade quanto o pagamento do indivíduo. A abordagem estruturalista é uma síntese da escola clássica (formal)com a escola de relações humanas (informal).
Um dilema organizacional era que “o inevitável conflito entre os objetivos organizacionais e as necessidades individuais, pode ser reduzido, mas não eliminado.”
O estruturalismo introduz uma nova lógica, integrativa para tratar da organização do individuo. Em segundo lugar, novos temas que antes recebiam pouca atenção, como conflito, alienação epoder, passaram a encontrar guarida nesta teoria. Em terceiro lugar, o estruturalismo passa a preocupar se não apenas com as organizações industriais, mas abre um novo leque de opções: hospitais, prisões, escolas, universidades, entre outras, são organizações que passaram a ser objeto de estudo por parte dos estruturalistas.
Cremos que a proposta da Abordagem Estruturalista fica rigorosamente clara apartir das palavras de Etzioni, na abertura de seu livro Organizações complexas: “encontrar um equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano é um problema essencial da vida moderna, da sociedade e do pensamento. É também o problema essencial da teoria das organizações.”
Assim, a análise organizacional ampliou suas preocupações para incluir:
* Tanto a...
tracking img