Teoria estruturalista-adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A oposição entre as idéias e conceitos de Relações Humanas e da Administração Cientifica e Teoria Clássica, levaram os estudiosos a se preocuparem em formular um novo referencial teórico capaz deabarcar os aspectos humanos e os inerentes a tarefa.
Surgiu o estruturalismo como uma tentativa de compreender a organização como um todo social complexo.
Ao final da década de 1950, a Teoria dasRelações Humanas – experiência tipicamente democrática e americana – entrou em declínio. Foi à primeira tentativa de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa através de umafilosofia humanística e participativa. De um lado ela combateu a Teoria Clássica, mas, por outro, não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria que pudesse substituir. A oposição entre a TeoriaClássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação àTeoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.


Origem da Teoria Estruturalista
As origens da Teoria Estruturalista na Administração foram as seguintes:
*A oposição surgida entre surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas incompatíveis entre si. Requereu uma posição que pudesse abranger os aspectos que eram considerados por umae omitidos pela outra e vice-versa. Busca ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e das Relações Humanas (informal).
* A necessidade de visualizar “a organização como uma unidade social grandee complexa, onde interagem grupos sociais”. Precisam compartilhar alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que podem incompatibilizar com outros (como amaneira de distribuir os lucros da organização).
* A influência do estruturalismo nas ciências sociais, e sua repercussão no estudo das organizações. O Estruturalismo teve forte influência nas...
tracking img