Teoria estrutalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria ESTRUTUALISTA
Esse modelo é tipico de sistema fechado, e fundamentado em uma “teoria da máquina” muito além do modelo burocrático,introduzindo o conceito de sistema aberto no estudo. Osestruturalistas criaram várias tipologias de organizações e análises a melhor compreensão do fenômeno organizacional,a inovação e a mudanças trazem conflitos dentro das organizações,conflitos é um sinal devitalidade,sinal de idéias e atitudes diferentes. A teoria Estrutuaralista representa um período de intensa transição e expansão nos territórios da TGA.

Enfase nas pessoas
É a fase em queadministrar esta terceira abordagem da TGA foi uma reação á abordagem mecaniscista e rigida da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia,enfatizar as pessoas dentro das empresas,e pode ser desdobrada em duasescolas ou teorias: a Escola Relações Humanas e a Teoria Comportamental.
A primeira corrente da abordagem humanistica teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947) seus principiosprecursores da abordagem mais democratica surgiu como uma teoria de oposição combate á Teoria Clássica.Disposta a democratizar e humanizar a administração das empresas e fortalecer e reforçar seus pontos devista,negou ou omitiu todos os conceitos desenvolvidos e afirmados pela Teoria Classica para substituir-los por outros conceitos desenvolvidos a partir da Psicologia e Sociologia Industriais,tais comoorganização informal,motivação,comunicação,liderança,incentivos sociais,dinâmica de grupo etc.
Contudo,esta teoria apresenta apenas conclusões parciais,omitindo variáveis importantes abordadaspelos clássicos e utilizando uma abordagem francamente demogógica e manipulativa levaram a Escola das Relações Humanas ao descrédito,principalmente por valorizar simbolos baratos e relegar a um planosecundário as recompensas salariais e por tentar esconder duas lógicas diferentes.

Abordagem manipulativa
Nesta abordagem prevalece ainda o homem é um instrumento a ser usado pela organização...
tracking img