teoria do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre os filosófos africanos de hoje parece haver duas escolas básicas de pensamento acerca deste tema a primeira sustenta que a filosofia africana é um pensamento especulativo que subfaznosprovérbios,nas maximas,nos costumes que os africanos de hoje herdaram dos seus antepassados através da tradição oral. Portanto,a funcao do filosófo africano,pelo menos no que se refere a filosofiaafricana,ecollecionar,interpretar e difundir os provérbios,contos folclóricos,mitos assim como outro material deste tipo.
Um outro aspecto que os filosófos africanos tem debatido e o que parece sustentarque emáfrica,embora exista filosofia,nao ha filosófos.
Quer dizer que a filosofia é integralmente colectiva,comunal e não uma actividade individual.
Antes da obra de Placide Tempeles''BantuPhilosophy'',1945 o africano era considerado incapaz de entrar na cena filosofica.
A filosofia africana tambem ocupa se nos desenvolvimentos modernos no conhecimento e na reflexao.A filosofia africana tambémé oresultado do pensamento abstracto de pensadores africanos individuais,tanto tradicionais como modernos.E sob este ponto de vista,esta filosofia é dada como sendo uma reflexao racional e críticasobre asideias e os princípios que subfazem ao pensamento.
Na opiniao de Kwasi Wiredu,um filosófo Queniano,o pensamento africano tradicional contem elementos que sao filosóficos,no sentido que tentadarresposta a algumas interrogações fundamentais relacionadas com o homem e o mundo. Na realidade,se em vez de perguntar pela existência de uma filosofia africana tradicional,qualquer resposta quenao fosseafirmativa teria demonstrado extraordinária ignorância ou falta de capacidade de reflexão.Os africanos possuem palavras e termos que remetem à ideia a conceitos ontológicos.
As principaiscorrentes dafilosofia africana são:
-A etnofilosofia,a filosofia cultural africana e a filosofia política africana.
O estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade,...