Teoria do Conhecimento

Páginas: 9 (2106 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
TEORIA DO CONHECIMENTO – METODOLOGIA CIENTÍFICA

ALGUNS PRINCÍPIOS DE GNOSIOLOGIA OU TEORIA DO CONHECIMENTO

DEFINIÇÃO
O conhecimento é um dado primitivo da realidade e, enquanto tal, indefinível. Todavia, emprega-se, com frequência, o termo conhecimento (como também a palavra latina cognitio = cognição) em sentido muitíssimo amplo, para designar qualquer ato vital em queum ser espiritual ou sensitivo, como sujeito cognoscente, "se dá conta de" um objeto.
A palavra gnosiologia é de origem grega, e significa, etimologicamente, discurso (estudo) sobre o conhecimento. Em grego, γνώσίς (gnosis) = conhecimento. Em sentido lato, a teoria do conhecimento compreende tanto as investigações psicológicas sobre a produção e essência do conhecimento humano, quanto asinvestigações crítico-cognitivas àcerca da validade do mesmo. Sendo assim, a teoria do conhecimento é a investigação filosófica da aptidão de nossa razão para a Verdade e, ao mesmo tempo, dos limites do conhecimento.
A teoria do conhecimento é fundamental para todas as ciências e também para as demais partes da Filosofia, porque investiga as condições de validade de todas elas. Além de ser denominada degnosiologia, a teoria do conhecimento recebe igualmente os nomes de: noética (=doutrina do pensamento) e criteriologia (=doutrina dos critérios, isto é, dos sinais característicos da verdade).






Elementos do processo DO CONHECIMENTO


Distinguem-se, no processo do conhecimento, dois elementos: o sujeito cognoscente e o objeto conhecido. O sujeito cognoscente é aquele que conhece (ohomem), isto é, que realiza o ato, a operação do conhecimento. Já o objeto conhecido é aquilo que se conhece, ou seja, tudo aquilo sobre o qual o homem lança a luz de sua inteligência.
O processo de conhecimento dá-se por assimilação da essência do objeto. Isso significa dizer que, ao perceber o objeto, o homem retém e apreende a sua essência, formando assim uma ideia universal e abstrata domesmo.



TIPOS DE CONHECIMENTO


Existem basicamente, três tipos de conhecimento: o sensitivo, o intelectivo e o intuitivo.
O conhecimento sensitivo (sensorial) é aquele que se realiza através das sensações, dos sentidos. Há oito espécies de sentidos, sendo cinco externos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e três internos (percepção, memória e imaginação).
O conhecimento intelectivo(racional) é aquele que se processa pela razão, o intelecto. Através das operações intelectivas do raciocínio (dedução, indução, comparação) o ser humano conhece a Verdade.
O conhecimento intuitivo é aquele que se realiza através da intuição. A intuição é um tipo de conhecimento imediato, isto é, feito sem mediação, sem intermediário, um pensamento atualmente presente ao espírito. A intuição é,portanto, uma visão súbita. Enquanto o raciocínio é um conhecimento mediato (por meio de mediação, como conceitos e juízos), a intuição é um conhecimento imediato; enquanto o raciocínio é discursivo e se faz por meio da palavra, a intuição é inefável, inexprimível.



NÍVEIS DE CONHECIMENTO


Há quatro níveis de conhecimento: o empírico, o científico, o filosófico e o teológico.
O nívelempírico ou senso comum é o conhecimento vulgar, espontâneo, fruto da experiência vivida ou do ato espontâneo do espírito. Por vezes, falta-Ihe a objetividade e se forma ao acaso, por generalização prematura, sem ordem nem método. Por exemplo: o conhecimento sobre a utilidade medicinal de ervas e raízes, o conhecimento do pescador sobre marés etc. Os conhecimentos empíricos, no entanto, constituem abase da ciência e, por isso, não devem ser desprezados.
O nível científico prima pela objetividade e visa a substituir o empirismo por enunciados precisos, gerais e sistematizados metodicamente. Isso equivale a dizer que a ciência busca verdades válidas para todos os casos, em todos os tempos e lugares, e ligadas entre si por suas causas e princípios.
O nível filosófico visa, pela razão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria do conhecimento
  • teoria do conhecimento
  • Teoria do conhecimento
  • Teoria do conhecimento
  • Teoria do conhecimento
  • teorias de conhecimentos
  • A teoria do conhecimento
  • A Teoria do Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!