Teoria de lamarck e darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LAMARCK
Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) naturalista francês, foi o primeiro a tentar explicar cientificamente o mecanismo pelo qual a evolução ocorre. Suas ideias foram reunidas no livro Filosofiazoológica, publicado em 1809. Lamarck baseava-se em duas leis:
* Uso e desuso – afirma que a variação das espécies é decorrente de uma atrofia ou hipertrofia de seus órgãos, isto é, osindivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam.
Veracidade comprovada, posteriormente. Hoje, sabemos que os atletas desenvolvem seus músculos através do uso, enquantoque a paralisação das pernas, por exemplo, determina atrofia.

* Herança das características adquiridas – exemplos: as crias das girafas herdam o pescoço comprido dos pais que supostamente odesenvolvem quando comem folhas das árvores mais altas; os músculos do braço de um ferreiro são herdados pelos filhos que têm uma característica semelhante.
Ele estava equivocado na interpretação datransmissão de dados adquiridos por falta de metodologia adequada na época. Hoje, sabemos que as características adquiridas não podem ser transmitidas hereditariamente aos descendentes.

DARWIN
Obiologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América doSul,Austrália e Nova Zelândia. Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades detentilhões, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul. Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, o naturalista buscoudescobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.
As ideias de Darwin influenciaram profundamente o mundo intelectual do século XIX. O seu raciocínio levou à ideia de seleção natural e...
tracking img