Teoria da personalidade - freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da personalidade: Sigmund Freud

Segundo Sigmund Freud ele classificou em três componentes fundamentais a vida psíquica humana. São eles: o id, o ego e o superego que se referem adiferentes aspectos do funcionamento das pessoas.
O id é a parte mais primitiva da personalidade, o sistema original com o qual o recém-nascido já nasce. Ele é formado por instintos, impulsos orgânicos eregido pelo prazer. É tudo aquilo que o individuo traz consigo desde o seu nascimento. O id é a estrutura original, fundamental e mais essencial da personalidade. As outras estruturas se desenvolvem apartir dele. O id não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não aceita inibição. Ele não tem contato com a realidade, e uma satisfação na fantasiapode ter o mesmo efeito de atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta edirigido ao prazer.
O ego começa a se desenvolver logo após o nascimento, quando a criança começa a interação com o meio. Ele se desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomandoconsciência de sua própria identidade, vai aprendendo a amenizar as constantes exigências do Id. O seu papel é enfrentar a necessidade de diminuir a tensão e aumentar o prazer. Busca controlar ou regular osimpulsos do id, de modo que o individuo possa buscar soluções menos imediatas e mais realistas. Uma da principais características é estabelecer a conexão entre a percepção sensorial e ação muscular,comandar o movimento voluntário. O ego desempenha o controle sobre exigências dos instintos, decidindo se elas devem ou não ser atendidas, adiando para ocasiões e circunstâncias mais favoráveis ousuprimindo inteiramente essas excitações.
O superego representa o aspecto moral das pessoas,é a ultima parte da personalidade e se desenvolve a partir do ego. O seu desenvolvimento ocorre a partir da...
tracking img