Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 3
Etapa 1 – Passo 3 4
A origem da Contabilidade e os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade 4
A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas. 4
Surgimento das escolas de contabilidade 5
Etapa 2 – Passo 2 7
Qual o objetivo da Contabilidade? 7
Quais seus principais usuários e suas necessidades? 7Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis? 7
Relatório da Diretoria 8
Notas Explicativas 8
Parecer dos Auditores 8
Valor Adicionado 9
Etapa 3 – Passo 3 9
Princípios Fundamentais da Contabilidade 9
Comparativo Princípios e Postulados Contábeis 9
Etapa 4 - Passo 1 12
Ativo e formas de avaliação do Ativo 12
Ativo Intangível 13
Etapa 4 - Passo 2 14
Passivo ePatrimônio Líquido 14
Contas de Reservas 14
Etapa 4 Passo 3 15
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos 15
Exemplo DRE 16
Considerações Finais 17
Bibliografia 18





Introdução



No decorrer desse estudo, iremos conhecer a evolução da contabilidade, desde seus primórdios até os dias atuais. Com isso poderemos conhecer melhor a importância da contabilidade na vida das empresas, seusobjetivos e os benefícios que uma contabilidade bem fundamentada traz para a empresa.


“Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como um navegante que e entra no navio sem timão ou sem bússola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática deve ser edificada sobre a teoria”.
Leonardo da Vinci

Etapa 1 – Passo 3



A origem daContabilidade e os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade


A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através destanecessidade que surgiu a contabilidade.
Não é descabido afirmar que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente ha 4.000 anos AC. Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, pararegistrar seus feitos durante o dia
Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas, praticava uma forma rudimentar de Contabilidade.
Com o uso de sua arte, o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas (pinturas) e também empedaços de ossos. O desenho do animal ou coisa representava a natureza da utilidade os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente.
Considerando os exemplos citados, podemos observar que mesmo sem o homem ter idéia do que era a contabilidade, já a utilizavam no dia a dia, para controla seu patrimônio.





A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros atéas partidas dobradas.


Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a Escrita e a Matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma a outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.
Os fatos anteriormente citados evidenciam uma pequena parcela do que, com o passar dos anos, o homem descobriria sozinho como registrar seus bens usandoaté então a desconhecida Contabilidade.
Segundo Sá (2008) “o nascimento da Contabilidade é o da inscrição de elementos da riqueza patrimonial, passando, aos poucos, a registros de melhor qualidade”.
Quando surgiu a expressão “meu” e “seu”, de Débito e Crédito, sendo “Débito” (o que alguém tem que me pagar) e “Crédito” (o que eu devo pagar a alguém).
As Partidas dobradas, o...
tracking img