Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Princípio da entidade: ele é o inicio todo o encadeamento do raciocínio contábil e do arcabouço estrutural da disciplina.
É nas entidades, que os agentes econômicos fazem com que as operações eevento ocorram, inclusive levando-se em conta os relacionamentos entre entidades.
O importante para caracterizar bem o principio é que, para todos os efeitos, o patrimônio de uma entidade não seconfunde com o de outra, os patrimônios dos sócios não se confunde com os da empresa.
• Princípio da continuidade: este também é conhecido como um Postulado Ambiental, considerado também como EntidadeContábil.
O conceito é considerado ambiental, pois se refere ao ambiente no qual as entidades atuam e as formas usuais de praticar comércio. Assim, continuidade, para a Contabilidade, é a premissa deque uma entidade, ao que tudo indica, irá operar por um período de tempo relativamente longo e esta premissa somente é abandonada quando um histórico de prejuízos persistentes. A perda de substanciaeconômica, de competitividade de mercado e mesmo no fim jurídico da sociedade justificam o caso de a Contabilidade, os contadores a auditores, sinalizar que a entidade está prestes a umadescontinuidade.
• Princípio do custo como base de valor: ele é o mais antigo e mais discutido, é considerado por grande parte dos estudiosos da doutrina contábil como uma conseqüência direta da continuidade.
Háalguns anos esse princípio foi entendido numa acepção por demais conservadora de custo original como valor, isto é, não apenas o valor de um ativo não poderia de alterado, como somente os ativos quecustaram algo para a entidade poderiam ser considerados ativos. Os doados, mesmo que apresentassem benefícios para a entidade, nunca seriam considerados ativos.
• Princípio do denominador comummonetário: este expressa a dimensão essencialmente financeira da Contabilidade, com a tarefa de homogeneizar, para o usuário das demonstrações contábeis, elementos de ativo, de exigibilidades e de...
tracking img