Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Makro Atacadista S.A., opera uma cadeia de lojas atacadistas e baixo custo no sistema de autocérvice, que vende uma grande variedade de produtos alimentícios e não alimentícios à vista, preços reduzidos e em grande volumes, para clientes cadastrados. A empresa é uma sociedade anônima de capital fechado com sede em São Paulo, Estado de São Paulo. A controladora final da Empresa é aholandesa chamada SHV Holdings N.V. que na América do Sul controla operações de comércio atacadista de auto-serviço em cinco países: Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela e Peru. Ao final de 2010 esses países operavam um total de 148 lojas Makro.
BASF S.A., seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos de agricultura e química fina até petróleo e gásnatural. A BASF é uma empresa de origem alemã que teve sua primeira unidade fabril no Brasil em 1959, na cidade de Guaratinguetá/SP.


a-) Em conformidade com a Lei das sociedades por Ações, ao fim de cada exercício social, uma entidade deve apresentar, obrigatoriamente, as demonstrações contábeis:
- Balanço Patrimonial;
-DRE – Demonstração do Resultado do Exercício;
- DMPL – Demonstraçãodas Mutações do Patrimônio Líquido;
- DFC – Demonstração dos Fluxos de Caixa;
- DVA – Demonstração do Valor Adicionado.
As Sociedades Anônimas de Capital Aberto (que negociam suas ações na Bolsa de Valores) estão obrigadas à elaboração e publicação da Demonstração do Valor Adicionado. As demais estão desobrigadas em relação a essa demonstração.
Tais demonstrações financeiras acima citadasdeverão ser publicadas em dois jornais: no Diário Oficial e num jornal de grande circulação.
b-) As empresas analisadas foram;
O Balanço Patrimonial das três empresas analisadas encontram-se estruturados de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, e em conformidade às recentes alterações introduzidas pelas Leis 11.638/07 e Lei 11.941/09.
A empresa Makro Atacadista S.A., em seus exercícios sociais finalizados em 31 de dezembro de 2010 e de 2009, apresentando valores de sua controladora e valores consolidado. Apresenta a seguinte estrutura: Ativo Circulante, Não circulante; Passivo Circulante, Não circulante e Patrimônio Líquido.
A empresa BASF S.A., em seus exercícios finalizados em 31 de dezembro de 2009 e 2008, apresenta a seguinte estrutura: AtivoCirculante, não Circulante; Passivo Circulante, Não circulante e Patrimônio Líquido.
c-) As DFC’s de ambas empresas foram publicadas pelo método indireto e estão estruturadas da seguinte maneira: Fluxo operacional, Fluxo de Investimento e Fluxo de Financiamento. A divergência observada foi em relação à ordem de publicação em relação as informações do PLT 146/2010, conforme o PLT a ordem seria FluxoOperacional, Fluxo de Financiamento e Fluxo de Investimento. O que não caracteriza uma inconformidade com a lei, apenas uma mudança de publicação.
d-) Principais informações no Relatório da Administração das três empresas;
d.1) A empresa Makro Atacadista S.A. em seu Relatório da Administração possui dados estatísticos diversos, a empresa BASF S.A., possui pouquíssimos dados estatísticos.
d.2)Makro Atacadista S.A. consta como dados de indicadores de produtividade como o volume de vendas líquidas que cresceram 13,6% sobre o ano anterior, atingindo R$ 5.254 milhões. Destaque para o investimento na modernização da marca que ganhou a cor vermelha que passou por uma leve reestilização.
BASF S.A., consta dados de produtividade como o volume de vendas atingido, que foi de 2,12 bilhões de euroscom destaque para as unidades de proteção de cultivo, care chemicais e poliuretanos.
d.3) Ambas empresas tiveram desenvolvimento tecnológico.
d.4) A Makro Atacadista S.A. no contexto socioeconômico; partes das economias foram revertidas para o conforto dos clientes, com instalação de sombreadores nos estacionamentos e ar condicionado nas lojas de regiões com altas temperaturas.
BASF S.A....
tracking img