Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário. Para abordar a questão proposta, considera-se como premissa básica o fato de que se os ativose passivos exigíveis de uma entidade estiverem sendo mensurados por valor mais aproximado da realidade, e considerando-se que o patrimônio líquido é apurado pela diferença entre os dois, então o patrimônio líquido estaria também mensurado da mesma forma. Assim, seria possível afirmar que existe uma metodologia mais correta de avaliação de ativos e passivos exigíveis de uma entidade,considerando-se as alternativas apresentadas pela Teoria da Contabilidade?
Este trabalho aborda especificamente o problema da mensuração de ativos e passivos exigíveis, e tenta investigar se existe uma melhor metodologia para mensurá-los, considerando-se os resultados que podem ser obtidos.
 
1 – INTRODUÇÃO

Fins patrimoniais serão alcançados por meio da utilização de recursos econômicos aptos paraessa finalidade, como os bens atuais disponíveis e os futuros bens econômicos esperados, os quais representam o ativo. Dessa forma, pode-se entender que o ativo é um conjunto de forças positivas que pode conter também uma parte negativa representada pelo passivo exigível de curto ou longo prazo.
Por isso, o resultado obtido mediante utilização de ativos, será mensurado ao comparar-se opatrimônio líquido inicial, com aquele apresentado ao final do período. Nessa diferença apurada estarão refletidos os critérios adotados na mensuração dos ativos e passivos exigíveis, bem como a metodologia utilizada para reconhecer as receitas e despesas.
Esse trabalho foi segmentado em cinco seções. A seção 1 introduz o tema e justifica a sua importância no atual contexto econômico, além de trazer umarápida revisão de conceitos chaves utilizados no desenvolvimento do trabalho. A seção 2 apresenta as diversas alternativas de metodologias de mensuração do ativo, suas vantagens, desvantagens e os prováveis usuários. A seção 3 apresenta a forma de reconhecimento e mensuração do passivo. Na seção 4 apresenta-se a conclusão do trabalho e nas cinco a bibliografia.
 
1.1 - REVISÃO DE CONCEITOS
Oobjetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.
Entende-se que a importância desse trabalho, em primeiro lugar se deve ao fato da necessidade deestimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que pudessem fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. E em segundo lugar, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisõesfinanceiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas, é cada vez mais demandada pelos usuários da Contabilidade.
Não se pode ignorar que, à luz da Teoria Contábil, existem três grandes problemas, que são: 1) quando reconhecer o evento econômico na organização; 2) como mensurar em algoritmos econômicos os ativos e passivos exigíveis de uma entidade; 3) como divulgar ou comunicar aosusuários da Contabilidade, as informações econômico-financeiras que suportam as tomadas de decisões no curto e longo prazo.
Analisa-se, inicialmente, a seguinte definição: “patrimônio é uma combinação de valores econômicos amealhados, formando um conjunto de riqueza destinada a conseguir resultado” (D’Áuria, Contabilidade Geral, 1956).
Tal resultado, mencionado, anteriormente, ocorre no sistema...
tracking img