Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADANIA
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que regem a vida e o modo de atuação de um indivíduo na sociedade. É através da cidadania que o indivíduo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias, tanto individuais quanto coletivas, e por direitos essenciais como o direito à vida, à liberdade de expresssão, à propriedade, àigualdade e a todos os valores civis, políticos e sociais que equilibram a vida em sociedade.
A história da humanidade é repleta de lutas pelos direitos humanos.  A cidadania se fortalece com as virtudes e os direitos conquistados nessas lutas.  Devemos nos organizar cada vez mais em busca de uma atuação na sociedade onde todos devemos agir por todos e não apenas por um.  
Mas o papel do cidadão não éescrito somente de direitos.  É preciso que ele seja consciente de suas responsabilidades enquanto parte integrante da coletividade, a nação e o Estado. Para o bom funcionamento das instituições sociais é necessário praticar a cidadania. Uma simples atitude, como não jogar  lixo nas vias públicas, fechar uma torneira derramando água e dedicar-se Juntando todos essas ações, chegaremos ao bem maisesperado, o BEM COMUM que deve alcançar a todos. Cidadania é o compromisso com a boa qualidade de Vida ao voluntariado social, faz a diferença. 
O Que É a Democracia?
|
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certosprincípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo. Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. A democracia baseia-senos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve sertão acessível e receptivo às pessoas quanto possível. As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade. As democracias conduzem regularmente eleições livres ejustas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo. A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário. As democracias sãodiversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes. Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades. As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância,da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”. |

ETICA Definição:

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um...
tracking img