Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTABEIS

MICHEL WILIAN OTERO















portfólio – atividade interdisciplinar

















Arapongas
2011


michel wilian otero

















portfólio – atividade interdisciplinar - individual









Trabalho apresentado aoCurso Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.


Prof. Marcelo Fantini








Arapongas

2011







SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO..............................................................................................4

2DESENVOLVIMENTO..................................................................................5

3 CONCLUSÃO..............................................................................................12

4 REFERÊNCIAS...........................................................................................13

























































1 INTRODUÇÃO4

O texto a baixo mostra um pouco das matérias estudadas durante o segundo semestre aonde será explicado cada item e a sua função dentro da contabilidade.

































































2 DESENVOLVIMENTO5

Rotina trabalhistas
Contribuição sindical
O recolhimento da Contribuição Sindical é fundamental para as entidades sindicais, na defesa dos interesses do segmento comercio de bens e serviços, objetivando fortalecer e contribuir para o desenvolvimento do setor.
Cumpre, ainda, um importante papel social, incentivando a geração de Emprego eRenda para a sociedade. Estendendo assim sua ação sobre o desenvolvimento econômico-social do Estado.
Desconto do INSS
INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, ou simplesmente INSS, é a autarquia competente no Brasil para o recebimento de contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência social, sendo responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença,auxílio acidente, entre outros benefícios previstos em lei.
Todos os meses, o funcionário terá descontado na sua folha de pagamento o valor referente ao INSS. As porcentagens de desconto irão variar dependendo da valor bruto mas respeitando alguns descontos o qual não entra na base de calculo, respeitando a tabela vigente, tem valor mínimo de recolhimento que é de vinte e nove reais, e nãoatingindo o valor fica acumulativo para o mês seguinte.
IRRF sobre o salário
É um imposto variável de acordo com o valor do salário, Sobre o valor bruto do salário aplica-se a tabela progressiva do IRRF respeitando seus abatimentos como dependentes, valor mínimo de recolhimento e de dez reais sem acumulativo para o mês seguinte.
Faltas
As faltas não justificadas e sem apresentação de atestado medicosão descontado em folha de pagamento, e sim também perdendo o seu descanso semanal remunerado, e feriado se tiver na semana.
Horas extras
As horas extras são calculada sobre o salario base , os percentuais pode variar dependendo se for feito em dias normais, feriados, domingos e noturnos. Pagamento e desconto de DSR
Todo empregado que faz horas extras tem direito a receber o descanso semanalremunerado, mas da mesma forma se faltar ele perdera o descanso semanal remunerado.
Encargos sociais
A base de cálculo do INSS e do FGTS é a mesma na maioria dos casos, ou seja, é a remuneração do mês e não o salário contratual.Quanto a alíquota de INSS ela é composta da Parte da Empresa 20% + Outras Entidades do Sistema ”S” 5,8% + RAT que varia de 1% a 3%. Então a alíquota pode ser 26,8% -...
tracking img