Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Como toda ciência, a contabilidade está fundada em princípios que norteiam a sua aplicação. São as vigas mestras dessa ciência. Um Princípio contábil é uma sentença das doutrinas e teorias relativas à Ciência Contábil, sendo, portanto, imutável no tempo e espaço. Para a classe contábil é como a “bíblia” que rege a profissão como um todo, ou seja, é a base de todos os fundamentos daContabilidade.
Abordamos neste trabalho, um estudo sobre as normas e princípios contábeis que regem e determinam a Contabilidade no Brasil, através de Leis, resoluções e decretos de forma clara que ao analisar e estudar esse conteúdo seja possível o aprofundamento do conhecimento científico ligado às normalizações que devem ser seguidas pelas empresas no mercado competitivo e globalizado daatualidade.
A Contabilidade das empresas é a principal linguagem dos negócios, mesmo as entidades sem fins lucrativos, onde os gestores devem aprimorar seus conhecimentos sobre os aspectos de maior relevância referentes à prática da contabilidade interna aplicada nas empresas, buscando inovações para expandir seu patrimônio econômico, social e intelectual em conjunto com seus usuários internos eexternos. Isso sem deixar que suas ações estejam interligadas com a ética para que sirvam de modelo para profissionais de vários países.




1 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS


A contabilidade tem como objetivo um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análise de naturezaeconômica, financeira, física e de produtividade, sendo assim permitindo a cada grupo de usuários a situação econômica de sua entidade. O seu objetivo é permitir o controle e a apuração de resultado diante dos fatos decorrentes num sentido estatístico, fazendo com que as entidades tenham informações suficientes para as tomadas de decisões, tendo conhecimento dos fluxos de receitas e de despesas, quegeram lucros ou prejuízos.
Por ser um sistema de informação, a contabilidade tende a ter inúmeros usuários das informações geradas pelo sistema. O primeiro usuário sempre será o dono da empresa, ou seja, os indivíduos que detêm a posse de seu capital social. Logo a seguir podemos dizer que há o Governo, já que as entidades Jurídicas existem por sua liberação; é, portanto, o outro grande usuário dosistema de informação contábil. Os empregados, os fornecedores, os clientes, os bancos, a comunidade social onde a empresa esta inserida. São outros exemplos de usuários de informação contábil, através de seus relatórios principais, o balanço patrimonial e a demonstração de resultados. Os usuários de informações contábeis são pessoas físicas e jurídicas que as utilizam para registrar e controlar amovimentação de seus patrimônios bem como aqueles que, direta ou indiretamente, tenham interesse nesse controle.


1.1 Características qualitativas das demonstrações contábeis


O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer dados e informações sobre a posição patrimonial e financeira de uma organização, podendo contribuir para análise na atuação da administração bem como auxiliar natomada de decisões sobre os investimentos futuros.
As características qualitativas, obrigatoriamente presentes, nas demonstrações contábeis são: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.


1.1.1 COMPREENSIBILIDADE


Qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que sejam prontamente e facilmente interpretadas pelos usuários, quepresume-se tenham conhecimento razoável sobre o negócio, atividade econômica e contabilidade. Entretanto, informações mais complexas não devem ser excluídas considerando seu grau de relevância, sob o pretexto de não serem compreendidas por certos usuários.


1.1.2 RELEVÂNCIA


Informações são relevantes quando podem influenciar decisões econômicas, auxiliando o usuário a avaliar o impacto dos...
tracking img