Teoria da contabilidade cpc 20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CPC Nº 20

Afirma que todos os custos de empréstimos diretamente atribuídos a, aquisição, construção, ou a produção de um ativo qualificável são parte de seu custo, exceto o ativo qualificávelmensurado por valor justo , ex ativos biológicos e os estoques que são manufaturados, ou produzidos, em larga escala e em repetição. Outros custos são considerados despesas, no momento em que sãoincorridos.

Define:
Custo de empréstimos são juros e outros custos em que a entidade incorre em conexão com empréstimos de recurso, incluem:
Encargos financeiros calculados com base no método da taxaefetiva de juros como descrito no CPC 38;
Encargos financeiros relativos aos arrendamentos mercantes financeiros reconhecidos de acordo com CPC 06 e;
Variações cambiais decorrentes de empréstimos emmoeda estrangeiras na medida em que elas são consideradas como ajustes, para mais ou para menos, do custo de juros.
Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demora para ficar pronto, paraser usado, ou para venda. Dependendo das circunstancias um ou mais dos seguintes ativos podem ser considerados qualificáveis:
Estoque; planta para manufatura; usina de geração de energia; ativointangível; e propriedade para investimento.

Que para ocorrer capitalização dos custos, eles devem ser de fácil identificação e mensuração, e devem ser atribuídos diretamente ao bem adquirido ou emconstrução. E caso a entidade tome emprestado um capital que sirva tanto para giro de caixa ou para investimento, a separação dos custos deverá ser bem controlada para uma correta apropriação no ativo emreferencia, se não terá erros, podendo gerar problemas futuros.

O empréstimo , quando não usado em sua totalidade, seja investido temporariamente,gerando possível rendimento financeiro.Devendo estesinvestimentos ser amortizados em custos do empréstimo para reduzir o valor a ser ativado ao bem que gerou o empréstimo.
Caso seja verificado que o valor contábil é superior ao valor recuperável...
tracking img