Teoria da competicao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 01
Caracterização de Sistemas Distribuídos.
O que são sistemas distribuídos?
É aquele no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens.

Características dos sistemas distribuídos.
Heterogeneidade, concorrência de processos, interoperabilidade, não tem relógio global, falhas independentes. Ex.Internet, intranet, computação móvel.

O que é heterogeneidade?
A internet permite aos usuários acessar serviços e executar aplicativos através de um conjunto heterogêneo de computadores e redes. Aplica-se em diferentes hardwares, sistemas operacionais, diferentes redes, diferentes softwares, diferentes linguagens de programação. Ex. PDA, servidores, gsm, laptops.

O que é Escalabilidade?Posso ir agregando computadores para aumentar o poder computacional. Serve para controlar os custos dos recursos físicos, controlar a perda de desempenho. Ex. Internet.

O que é Tolerância a falhas?
O sistema distribuído precisa de tolerância a falhas. É tentar levar o sistema num estado seguro a fim de não interromper a aplicação e quem está operando não perceber a interrupção, sempre num estadoseguro.

O que é Concorrência?
Tem o recurso disponível em que vários clientes vão usar um determinado recurso e todos vão estar concorrendo para acessar esse recurso. Serve para permitir que vários pedidos de clientes sejam processados concorrentemente. Ex. registrar lances em um leilão.

O que é Transparência?
O sistema distribuído tem transparência como principal característica deacesso. É definida como sendo a ocultação da separação dos componentes em um sistema distribuído de modo que o sistema seja percebido como um todo.
Transparência de acesso: Permite que recursos remotos sejam acessados da mesma forma. Não importa onde estão os recursos, vai usar da mesma forma.
Transparência de localização: Permite que os recursos sejam acessados sem conhecimento de sua localizaçãofísica ou na rede. Ex qual prédio, ou endereço IP.
Transparência de concorrência: permite que vários processos operem concorrentemente, usando recursos compartilhados sem interferência entre eles.
Transparência de replicação: permitem que várias instâncias dos recursos sejam usadas para aumentar a confiabilidade e o desempenho, sem conhecimento das réplicas por parte dos usuários ou dosprogramadores de aplicativos.
Transparência de falhas: permite a ocultação de falhas, possibilitando que usuários e programas aplicativos concluam suas tarefas, a despeito de falha de componentes de hardware e software.
Transparência de mobilidade: Permite a movimentação de recursos e clientes dentro de um sistema sem afetar a operação de usuários ou programas.
Transparência de desempenho: permiteque o sistema seja reconfigurado para melhorar o desempenho a medida que as cargas variam.
Transparência de escalabilidade: permite que o sistema e os aplicativos se expandam em escala, sem alterar a estrutura do sistema ou os algoritmos de aplicativo.

Capitulo 02
Modelos de Sistemas Distribuídos
O que caracteriza os modelos de sistemas distribuídos?
Envolve o posicionamento de suas partese os relacionamentos entre elas. O sistema distribuído depende de como os dados estão espalhados, ou como ele esta replicado. Como são guardados os dados em cache. O quanto vai ter de código de agentes móveis.

Quais são os inter-relacionamentos?
Depende onde os dados estão localizados, quanto eles tem dependência, cooperação.

O que é plataforma?
Camada de hardware e software de mais baixonível. Fornecem serviços as que estão acima delas. Ex. Windows Linux, Android.

O que é Middleware?
Camada acima do software e do sistema operacional. Fornece uma série de recursos para ter ação na plataforma. Ex. RPC, ISIS, CORBA, RMI Java.

O que é e como funciona o Modelo cliente servidor?
É um modelo que separa clientes de servidores, interligados entre si, através de uma rede de...
tracking img