Teoria behaviorista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Behaviorista ou Comportamentalista

BEHAVIORISMO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

O comportamento resulta de um processo de APRENDIZAGEM. Todo comportamento pode ser condicionado, por meio docontrole e manipulação das variáveis ambientais. O comportamento compreende apenas as reações observadas de forma direta.

TEORIA S-R: Watson
Estuda o comportamento, entendido como reação observáveldiretamente e explicável como RESPOSTA do organismo a modificações ambientais ou a ESTÍMULOS. S = ESTÍMULO = modificações de aspectos do meio. R = RESPOSTA = modificações de aspectos do comportamento. TEORIA S-R: Watson
O Behaviorismo objetiva, por meio da manipulação dos estímulos ambientais,planejar e formar seres humanos. “Dai-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente deacordo com minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer uma ao acaso e treiná-la para que se torne qualquer tipo de especialista – médico, advogado, artista, comerciante, executivo,mendigo, ou mesmo um ladrão, independente de suas inclinações, tendências, talentos, habilidades, vocações e da raça de seus ancestrais” (Watson).

CONEXIONISMO: Thorndike
A aprendizagem comportamentalé a formação de conexões entre estímulos e respostas ou a modificação de conexões já formadas. Lei do exercício: a conexão é tanto mais forte, quanto mais frequentemente é exercitada. Lei do efeito:a conexão entre S-R é reforçada diante de resultados agradáveis e enfraquecida diante de resultados desagradáveis.

CONDICIONAMENTO RESPONDENTE OU REFLEXOLÓGICO: Pavlov

O comportamentorespondente abrange todas as respostas que dependem do sistema nervoso autônomo. SI RI SI + SN RI SN (SC) RC A RC é passível de extinção.

CONDICIONAMENTO OPERANTE: Skinner O comportamento operante não éautomático, nem há um estímulo específico com o qual se possa relacioná-lo. No condicionamento operante, a resposta do organismo produz uma modificação comportamental que tem efeitos sobre ele. A essa...
tracking img