teorema de clausios

748 palavras 3 páginas
História [ fonte edição | edição beta ]
O Teorema de Clausius é uma explicação matemática da Segunda Lei da Termodinâmica. Também referido como o "Desigualdade de Clausius", o teorema foi desenvolvido por Rudolph Clausius que pretende explicar a relação entre o fluxo de calor num sistema e a entropia do sistema e seus arredores. Clausius desenvolveu este em seus esforços para explicar entropia e defini-lo quantitativamente. Em termos mais directos, o teorema nos proporciona um modo para determinar se um processo cíclico é reversível ou irreversível. O Teorema de Clausius fornece uma fórmula quantitativa para a compreensão da segunda lei.
Clausius foi um dos primeiros a trabalhar com a idéia de entropia e é ainda responsável por dar-lhe esse nome. O que hoje é conhecido como o Teorema de Clausius foi publicado pela primeira vez em 1862 no sexto livro de memórias de Clausius ", sobre a aplicação do Teorema de Equivalência de transformações Trabalho Interior". Clausius procurou mostrar uma relação proporcional entre a entropia eo fluxo de energia por aquecimento (DQ) em um sistema. Num sistema, a energia do calor pode ser transformada em trabalho, o trabalho pode ser transformada em calor através de um processo cíclico. Clausius escreve: "A soma algébrica de todas as transformações que ocorrem num processo cíclico só pode ser inferior a zero, ou, como um caso extremo, igual a nada." Por outras palavras, a equação

DQ é onde o fluxo de energia para o sistema, devido ao aquecimento e T é a temperatura absoluta do corpo em que a energia é absorvida é considerada verdadeira para qualquer processo que é cíclica e reversível. Clausius, em seguida, levou isso um passo adiante e determinou que a seguinte equação deve ser encontrada verdadeiro para qualquer processo cíclico que é possível, reversível ou não. Esta equação é o "Clausius Desigualdade".

Uma vez que este é conhecido, tem de haver uma relação entre a desigualdade desenvolvido Clausius e entropia. A

Relacionados