Teooria Da Contabilidade ETAPA 4

755 palavras 4 páginas
4 ETAPA 4
DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS E DESPESAS, PERDAS E GANHOS.

Passo 1
O ativo tem como atributos controlar os recursos, controlar a capacidade de proporcionar beneficios futuros para a organização. O termo também é utilizado para indicar: conjunto de bens, valores, créditos, direitos eassemelhados que formam o patrimonio de uma empresa.
O ativo está dividido entre tangivel: termo que vem do latim “tangere” que significa tocar, são os bens corporeos. E intangivel que são os bens incorpóreos, que não possuem corpo fisico, como por exemplo: softwares, patentes, marcas, know hows, direitos autorais etc.
A partir da alteração da legislação societária brasileira promovida pela lei Lei nº 11.638/07 e Medida Provisória nº 449/08, o Ativo intangível deve figurar no Balanço Patrimonial das empresas como subgrupo de Ativo não circulante somente se seu valor for mensurado com segurança, for provável os benefícios gerados por este ativo em favor da entidade e se, a partir dos critérios supracitados, é identificável e separavel do patrimônio da entidade e vendido, transferido, alugado, etc.
Schmidt e Santos (2002) definem ativos intangíveis como recursos incorpóreos controlados pela entidade capazes de produzir fluxos de caixa futuros. Hoss (2003) enfatiza a natureza dos ativos intangíveis, seu agrupamento, direcionadores e normas. Segundo Kaplan e Norton (1997), o valor é conseguido com o aperfeiçoamento da capacidade de gerar mais conhecimento, ou seja, da capacidade de gerenciar a intangibilidade dos ativos invisíveis. Oliveira (1999) defende a utilização do conceito de valor econômico na avaliação de intangíveis
Os ativos intangíveis são importantes fontes para a valorização das empresas. Eles conseguem indentificar o potencial da empresa no presente e a sua capacidade de gerar benefícios no curto e longo prazo.

Passo 2
O passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas e é a coluna da direita em um Balanço Patrimonia. O

Relacionados