Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola e Suas Múltiplas Dimensões
A relação família-escola é, hoje, tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Frequentemente, ouve-se por parte dos professores que o apoio da família é essencial para o bom desempenho do aluno. Porém, muitas vezes essa expectativa de ajuda torna-se fator de acusação, atribuindo-se à família aresponsabilidade pelo mau desempenho escolar da criança. Os profissionais da escola acreditam, muitas vezes, que os alunos vão mal porque suas famílias estão desestruturadas ou porque não se interessam pela vida escolar da criança. A ausência dos pais às reuniões pedagógicas é um fato que vem acontecendo muito no contexto escolar atual, o que pode ser um indicativo do pouco acompanhamento da vida escolardas crianças por parte dos pais.
O ensino passou por várias transformações, principalmente nas findas duas décadas, que aconteceram tanto nas leis como em sua disposição funcional, nessa acepção os educadores também modificaram seu estilo e a forma de trabalhar. O educador atual e do futuro adquiriu novas probabilidades, com isso esse dever deve ter a percepção de que o educador não serestringe ao próprio bem estar além da extinguir sentença atrasadas de ensino, pois esse respeitado era como o dono da verdade, possuidor de toda informação que podia informar sobre todo e qualquer argumento caso fosse interrogado.
Um bom aspecto para a educação, o primeiro passo que um educador deve ampliar é o de criar manobras em equipe com a família dos educandos com finalidade de promover edefrontar as situações imprevistas que sobrevêm sucessivamente na escola, mais nomeadamente na sala de aula. Ter relações com a família de um educando é reconhecer e incluir o próprio aluno, o convívio familiar brota na vida dos alunos de feitio otimista ou negativista, Se uma criança está envolvida todos os dias em um ambiente agressivo com certeza atuarão assim, o adverso acontece com uma criança quevive em um lar de muita tranqüilidade, carinho e educação, pois será assim que se portará na escola. Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. “Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação”.(BRANDÃO, 1985:7).
A família é o âmbito em que a criança vive suas maiores sensações de alegria, felicidade, prazer e amor, o campo de ação no qual experimenta tristezas, desencontros, brigas, ciúmes, medos e ódios.  Uma família sadia sempre tem momentos de grata e prazerosa emoção alternados com momentos de tristeza, discussões e desentendimentos, que serão reparados através do entendimento, do perdão,tão necessário, e da aprendizagem de como devemos nos preparar adequadamente para sermos cidadãos sociáveis. Conforme o Art. 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990): Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoasdependentes de substâncias entorpecentes.
Assim, observa-se a família perante a escola e a necessidade de uma integração, pois se supõe que a questão familiar pode ser um dos fatores que influenciam o desenvolvimento escolar de um aluno. Hoje, mesmo não existindo mais um parâmetro de família como predominava até o início do século passado, acredita-se que mesmo nas famílias compostas por apenas duaspessoas, esse representante da família pode ser um personagem importante na aprendizagem dos educandos. Assim, cada um fazendo o seu papel, uma não sobrecarrega a outra. Mais do que uma descentralização das funções, essa parceria ajuda pais e escola a falarem a mesma linguagem, situando o indivíduo num mundo organizado em uma estrutura que compõe a sociedade da qual ele também faz parte....
tracking img