teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O BATISMO CONSCIENTE DE CRENTES
Leituras Bíblicas da Semana:
Domingo: Ef. 2.1-10

Terça-feira: Mt. 3
Quinta-feira: Rm. 10.1-15
Sábado: Atos 8.26-40
Segunda-feira: Mc. 1.1-15

Quarta-feira: Rm. 6.1-14
Sexta-feira: Lc 23.33-43



1, OS PRIMEIROS BATISMOS NO NOVO TESTAMENTO ERAM UNICAMENTE DE CRENTES
A primeira pessoa que aparece batizando no Novo Testamento é João Batista. Opovo de Israel estava há quatrocentos anos sem ouvir um profeta que falasse com a autoridade de Deus. De repente, surge João Batista, cheio do Espírito Santo, pregando o “batismo de arrependimento para remissão dos pecados” (Mc 1.4). João Batista pregava duas coisas: que as pessoas confessassem seus pecados e cressem que estava próxima a vinda do reino dos céus (Mt 3.2) E, segundo Marcos, isso erauma referência Àquele que não batizaria com água, mas com o “Espírito Santo” (Mc 1.8).

Os que chegavam para ser batizados por João eram confrontados se eles criam e também se houve uma conversão genuína em suas vidas, a ponto de mostrarem “frutos dignos do seu arrependimento” (Mt 3.8). João Batista só batizava crentes arrependidos dos seus pecados. Depois que João Batista foi preso, Jesusveio pregando o evangelho de Deus. Ele dizia: “... o tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.14,15).

No final do ministério de Jesus, ele disse aos seus discípulos: “Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenhomandado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28.19-20)”

Portanto, o batismo bíblico é para os discípulos de Jesus (“fazei discípulos..., batizando-os”). É para crentes, aqueles que já se arrependeram dos seus pecados e creem em Jesus como o Salvador do mundo. O batismo deve ser feito assim que você tomar a decisão de seguir a Cristo como Senhor e Salvador da suavida.

Gostar da igreja, gostar do pastor, se sentir bem no meio dos crentes não é razão válida para se batizar. Também ninguém se batiza para se salvar. Essa ideia de que o batismo salva foi se desenvolvendo na igreja cristã muito lentamente, à medida que se afastava dos ensinos apostólicos. Lá pelo quarto século da era cristã é que o batismo começou a ser ministrado como um sacramento e parase alcançar a salvação.

Também crer em Jesus e confiar no evangelho é condição essencial para o batismo. Por isso nós não batizamos bebês. Eles não podem crer. Confiamos nas palavras de Jesus ditas em Mc 10.13-16. Jesus disse que “dos pequeninos é o reino dos céus”- v. 14. A graça de Deus os alcança.

Algumas igrejas batizam as crianças fazendo uma analogia da circuncisão com o batismo.Dizem que assim como os descendentes de Abraão foram circuncidados, vincando o povo de Deus do AT, agora os descendentes dos cristãos devem ser batizados, como marca de que eles pertencem ao povo de Deus do NT. E, num futuro, quando puderem crer e se manifestar, eles certamente terão oportunidade de confirmar a fé. Só que não encontramos base bíblica para isso. Paulo pregou o evangelho ao carcereiroe a todos da sua casa, mas a Bíblia não fala em crianças (At 16.32). Foram batizados, sim, todos da casa do carcereiro, mas não se pode fazer doutrina no silêncio da Bíblia (v.33).

2. NO NOVO TESTAMENTO, A DECISÃO PELO BATISMO ERA SIMULTÂNEA A CONVERSÃO.
Há vários textos bíblicos que nos mostram que, no Novo Testamento, a decisão pelo batismo é simultânea à aceitação de Cristo. Assim quetomava a decisão definitiva de seguir a Cristo a pessoa era batizada. Veja:
Mateus 28.19 - “Ide, fazei discípulos.... batizando-os...”.
João 4.1 – “...tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João”.
Atos 2.38 – “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado”.
Atos 2.41 – “Os que aceitaram a palavra foram batizados...”
Atos 8.12 – “Quando deram crédito... foram...
tracking img