Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFETE – INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA
CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA
ELMO FERREIRA DE SOUSA






A INFLUÊNCIA DO CATOLICISMO NO SÉCULO XXI











JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012
ELMO FERREIRA DE SOUSA


A INFLUÊNCIA DO CATOLICISMO NO SÉCULO XXI




Monografia apresentada ao Curso de Teologia pelo Instituto de Formação e Educação Teológica – IFETE,como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharel em Teologia, sob a orientação do Profº. Esp. Daniel Batista Carneiro.








JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012
ELMO FERREIRA DE SOUSA

A INFLUÊNCIA DO CATOLICISMO NO SÉCULO XXI

Monografia apresentada ao Curso de Teologia pelo Instituto de Formação e Educação Teológica – IFETE, como requisito parcial para a obtenção do Grau deBacharel em Teologia, sob a orientação do Profº. Esp. Daniel Batista Carneiro.

Monografia aprovada em _____ de ________________ de 2012.
BANCA EXAMINDADORA:

__________________________________
Profº. Esp. Daniel Batista Carneiro
ORIENTADOR


__________________________________
1º EXAMINADOR


__________________________________
2º EXAMINADORAGRADECIMENTOS



Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa. Agradeço primeiramente a Deus que me concedeu a inteligência e forças para lutar e correr atrás de meus sonhos e hoje estou realizando mais um. Aos meus familiares e amigos que me deram o incentivo para nãodesistir dessa caminhada. Enfim a todos os mestres e colegas de curso, onde cada um teve sua parcela de incentivo, pois caminhávamos para um único objetivo. Obrigado a todos.


RESUMO
O Brasil laico de hoje já sofreu diversas formas de perseguições religiosas no passado. Desde a descoberta das terras brasileiras (1500) até a instituição da primeira República do Brasil (1891), a intolerânciareligiosa tomou conta da nação. No período Colonial, por exemplo, exigia-se que todos os colonos fossem católicos, pois essa era a Religião Oficial do país. Com o fim do período Colonial e entrada do período Monárquico, a Constituição Imperial (1824) passou a tolerar cultos de religiões não Católicas, entretanto, esses cultos deveriam ser domésticos, pois o catolicismo continuava sendo a religiãooficial. Passado o período Monárquico, foi instituída a primeira República brasileira e, com ela a Constituição Federal de 1891, que finalmente garantia o direito à liberdade Religiosa. Após a Constituição Federal de 1891, tivemos outras que mantiveram o instituto Constitucional da Liberdade Religiosa, como as Constituições de 1934; 1937; 1946; 1967; 1969 e a atual, que instaurou a nova República, aConstituição Federal de 1988, popularmente conhecida e reconhecida como a Constituição Cidadã, trazendo ao nosso Ordenamento Jurídico amplo amparo a todos que professam uma fé, como veremos à seguir. Estaremos discorrendo no primeiro momento a influencia da Igreja Católica tanto no século passado, quanto nos tempos atuais, com embasamento teórico em diversos estudiosos e finalmentecontextualizando todo o movimento do catolicismo da atualidade.

Palavras-chave: Liberdade Religiosa; Catolicismo; Protestantismo. Constituição Imperial; Constituições Republicanas; Perseguições Religiosas.


ABSTRACT

The secular Brazil today has suffered various forms of religious persecution in the past. Since the discovery of Brazilian lands (1500) until the establishment of the first Republic ofBrazil (1891), religious intolerance swept the nation. In the Colonial period, for example, required that all settlers were Catholics, for that was the Official Religion of the country. With the end of the Colonial period and entry Monarchical period, the Imperial Constitution (1824) went to tolerate non-Catholic religions, cults, however, these services should be home because Catholicism remained...
tracking img