Teologia de paulo na epistola aos romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA
Programa de Integralização de Créditos em Teologia – CONVALIDAÇÃO



FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA
Programa de Integralização de Créditos em Teologia – CONVALIDAÇÃO

TEOLOGIA DE PAULO NA EPISTOLA AOS ROMANOS
RICHARD ANDERSON NEVES DE LIMA
RESUMO

PALAVRAS-CHAVES:

1 INTRODUÇÃO

O Dr Russell Normam Champlin em sua introdução a epistolade Paulo afirma que “acima de todos os outros livros neotestamantários, a epístola aos Romanos expressa a teologia paulina, a qual tem determinado rumo do pensamento teológico da Igreja cristão. Francis L. Patton, ex-presidente da Universidade de Princeton é categórico em afirmar a única esperança do cristianismo está na reabilitação da teologia paulina.
O objetivo desta pesquisa é demonstrar, porintermédio de uma breve análise, portanto que a epístola de Paulo aos Romanos é verdadeiramente a mais importante peça do Novo Testamento (Lutero), pois coloca a teologia paulina em escopo.
Inicialmente, trataremos de importância Histórica da epístola, objetivando fornecer informações para que o leitor possa perceber o quão prática é a teologia em Romanos.
Em segundo lugar, faremos um históricoda vida do apostolo Paulo buscando entender quais mudanças o seu encontro com Cristo lhe trouxe e quais as implicações disto vieram a refletir na epístola.
Terceiro, discutiremos a autenticidade da carta tomando com base o seu lugar no corpus Paulinus e sua posição no canom.
Trataremos da origem e local desta Igreja, para que tenhamos uma compreensão do que é, e o porquê, o apostolo tinha emmente ao escrever a epistola, e como era a relação dos crente ali (gentios/judeus).
Ainda analisando de uma forma sintetizada quais as consequências de se deixar os ensinamentos desta epístola.




Esta pesquisa busca tratar das implicações da teologia de Paulo dentro da epistola aos Romanos e quais suas influências na História da Igreja. A epistola aos Romanos é um legado na vida da igreja.Sua importância é nítida na história e vai além disto. Ao analisarmos todas as obras que tratam deste epistola, fica claro sua importância no contexto, tanto teológico quanto histórico da igreja. Sua doutrina é prática e leva o cristão que se deleita em seu estudo a ter uma visão profunda do protocolo para ter acesso a presença do grande Rei.
A epistola aos Romanos é conhecida tanto como “umtratado de Paulo”, “o Evangelho segundo Paulo” e conforme diz dado a sua importância e sua teologia. Paulo não sistematizou a teologia nesta epistola mas a apresenta de uma forma prática pois a intenção do apostolo aos gentios é a de esclarecer pontos que não haviam sido tratados por outros apóstolos. O estilo usado é a “diatribe”, que era forma retórica em que o escritor (ou orador) entrava numdebate imaginário com um interlocutor, levantando pontos ou fazendo objeções que então eram respondidas no texto.
Nas palavra de Adolf Schlatter que em 1935 publicou seu comentário da epistola aos Romanos, qualquer um que se lancha ao estudo desta carta se torna um aluno diante do seu poder de penetração.

Ao analisarmos todas as obras que tratam deste epistola, fica claro sua importância nocontexto, tanto teológico quanto histórico da igreja. Sua doutrina é prática e leva o cristão que se deleita em seu estudo a ter uma visão profunda do protocolo para ter acesso a presença do grande Rei.

Introdução à carta aos Romanos

A IMPORTÂNCIA DE PAULO

É impossível colocar-se demasiada ênfase na vida e obra de Paulo quanto ao seu efeito sobre o cristianismo. Paulo é o autor de cerca dametade do Novo Testamento. Dos vinte e sete livros do Novo Testamento, pelo menos treze foram escritos por este único homem, e quanto aos quatorze livros restantes, Paulo tem grande influência sobre Lucas (que escreveu os dois volumes de Lucas-Atos) e de algum modo está por trás da Epístola aos Hebreus. Quando se reconhece que a maioria de suas cartas foram escritas antes de qualquer um de nossos...
tracking img