Teologia antroplogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

"Que coisa há tão tua como tu mesmo e que coisa há menos tua do que tu mesmo" (Sto. Agostinho). Toda a antropologia, discurso sobre o homem, parte deste paradoxo da experiência existencial que o homem faz de si mesmo: «o homem permanece como um mistério para si mesmo», diz Santo Agostinho.
A palavra antropologos foi usada por Aristóteles para designar aquele que fala do homem, massó a partir do século XVIII é que foi usada a palavra antropologia para exprimir um sector específico da ciência. Esta investigação que se debruça sobre o homem em diversos campos interpela necessariamente a visão cristã do homem.

O homem possui-se a si mesmo, mas não se possui todo.
* É um mistério a desvendar
* É o objecto mais interessante do seu saber
* É ser social

Narciso eUlisses
* símbolo do egoísmo Heroi que empreende uma viagem a Ítaca
* seu ego
* contemplava o seu umbigo

A Teologia trata de Deus enquanto Criador, Redentor e consumador, que dá a plenitude final.

Antropologia Teológica estuda o homem em contacto com Deus.
Está presente em todos os ramos da Teologia

O Homem interrogou, interroga, tudo e todos, numa busca permanente dosentido.
O Sentido implica dois aspectos:
• Inteligibilidade da natureza e do homem: o como, o porquê e o para quê existimos?
• Questão do valor: o que é que vale a pena, o que vale a realidade, o que vale o homem?

O Homem é um enigma por resolver, assim é perenemente problemático, está sempre em questão.

Este problema agudiza-se em épocas de crise, porquê?
Porque há perda da ambientaçãoque o homem se tinha acostumado: certezas, valores, etc.
Épocas de Crise
1. Queda do império Romano
2. Idade moderna (parece que se colocou uma esponja sobre toda a tradição anterior)
3. Modernidade (com o problema da subjectividade)
4. Pós-modernidade (põe em causa todos os pressupostos que acenta a modernidade)

As crises epocais provocam uma queda do ambiente referencial do homem:de certezas, vivências, circunstâncias.

1. Teologia e ciências humanas

O homem é o sujeito do conhecimento, mas também desde cedo se tomou o seu objecto principal e mais interessante. Começou por ser estudado como um ser natural inserido na natureza, mas depois foram-se investigando todos os aspectos da sua vida, nascendo daqui todas as ciências humanas que hoje possuímos. Surgem, assim,diferentes antropologias dependentes do tipo de ciência e do respectivo método.
A antropologia teológica procura uma compreensão do homem na sua totalidade, abarcando os diferentes aspectos fornecidos pelas várias ciências e procurando dar resposta à relação do homem com o absoluto, com os outros, e consigo próprio. Destas várias ciências resulta uma disparidade de aspectos que parecem por vezescontraditórios, de tal modo que o homem moderno se situa entre a fascinação e a desilusão. As ciências humanas ajudam a descobrir aspectos desconhecidos do homem, mas simultaneamente colocam-no como que perdido num labirinto. Assim, nem separadamente nem no conjunto conseguem englobar o problema antropológico global. Individualmente podem tomar a parte pelo todo, em conjunto podem dar a ideia de umhomem fragmentado. Embora seja um ser multidimensional, o homem é sempre uno e unitário.
A teologia como ciência da fé, da revelação de Deus que se volta para o homem, não podia alhear-se quer da questão antropológica quer de cada uma dessas antropologias. Não apenas por motivos extrínsecos, como a apologética de uma visão cristã do homem ou a motivação pastoral de a tornar mais acessível àcultura, mas por um motivo intrínseco, pois para a fé cristã, todo o aprofundamento da realidade humana contribui para a descoberta do desígnio divino sobre o homem: a revelação só fala de Deus enquanto fonte, centro e plenitude do homem. É a viragem antropológica da teologia que faz da antropologia teológica (visão cristã do homem) um momento essencial e constitutivo da fé cristã e uma dimensão de...
tracking img