Tentando acessaer

2940 palavras 12 páginas
DIREITO DESPORTIVO

Trabalho sobre Direito Desportivol apresentado à disciplina de Direito do Trabalho, do 6º período, diurno, do curso de Direito, da Faculdade Dom Bosco.

Professor: Kely Baran

CURITIBA
SETEMBRO/2012

1. INTRODUÇÃO

Quem estuda o direito desportivo, tem que se preocupar com a perspectiva trabalhista, que existe o atleta e a entidade desportiva.
A questão da duração do trabalho do atleta, não pode ser vista apenas sob a ótica do que seja melhor para a entidade desportiva. Precisa ser examinada a situação dos interesses, a necessidade de ambos, tanto do atleta como das entidades desportivas.
Atualmente há uma limitada constelação de atletas que desfrutam de fama e prestigio, por isso eles são capazes de se fazerem ouvir em suas negociações e interesses, pelos clubes lhes contratarão,fazendo-se valer de seus direitos, com a estrita aplicação da lei nos seus milionários contratos.
Quando a mídia fala de atleta profissional de futebol, a primeira imagem que se vê é o jogador com belas mulheres, faturando alto como garoto propaganda, ganhando verdadeiras fortunas, em decorrência do seu polpudo salário e cessão de direito de uso de imagem.
O universo dos jogadores profissionais com ganhos exorbitantes representa apenas 5% do universo dos jogadores do nosso país.
Ocorre que existe uma situação inversa e de extrema dificuldade, vivida pela esmagadora maioria dos atletas profissionais, que com a promessa de se tornarem grandes jogadores entregam seu futuro para “cartolas” do futebol, que não tem escrúpulo, visando apenas ganhar o máximo de dinheiro em pouco tempo, explorando jovens atletas nos seus limites.
Esses jovens atletas recebem salários baixos dos “cartolas”, não tendo outra alternativa, senão cumprir o que lhe é determinado, sem força para lutar pelos seus direitos.
Por isso, a importância do Direito do Trabalho, para que abarque uma grande gama desses jovens atletas, pois ser jogador de futebol é uma profissão como outra

Relacionados