Tenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo
Introdução 2
Ténia 3
Ciclo de Vida 5
Sintomas e Doenças 6
Tratamento e Prevenção 7
Conclusão 8
Bibliografia 9

Introdução

Este trabalho acontece no âmbito da disciplina Nutrição e Higiene Alimentar proponho-me apresentar neste alguns conhecimentos fundamentais sobre o parasita Ténia e de que forma adapta-mos os nossos hábitos alimentares a este problema.
Os hábitosalimentares são diversos conforme as regiões, as culturas, as hierarquias sociais, as religiões e o desenvolvimento da própria espécie humana.
Para o homem primitivo a necessidade de subsistência levava-o a aprender distinguir animais e plantas que poderiam ser nocivos e até causar a morte, mas só com os avanços científicos e técnicos, como a invenção do microscópio e de novos medicamentos é que foidesvendando a melhor forma de obter, preservar e preparar os alimentos nas melhores condições, garantindo uma cada vez maior higiene e segurança na sua utilização.
No entanto ainda existem vários sítios no planeta onde essas condições básicas de higiene e segurança não existem, criando um ambiente ideal para o desenvolvimento e crescimento de bactéria, vírus e parasitas, como é o caso da ténia(Taenia)



Ténia

Reino: Animalia
Filo: Platyhelminthes
Classe: Cestoda
Ordem: Cyclophyllidea
Família: Taeniidae
Género: Taenia
Referida desde: 2000 A.C.

Ténia Saginata

Existem centenas de espécies de ténias que usam centenas de animais diferentes como hospedeiros, no entanto neste trabalho irei falar de duas espécies que usam animais frequentes na nossa alimentação comohospedeiros: a T. Solium (suínos) e a T. Saginata (bovinos).
Embora estas duas ténias são idênticas na maior parte dos aspectos, sendo as únicas diferenças, o hospedeiro intermediário, os problemas que podem causar, alguns sintomas e o tamanho.
O corpo de uma ténia adulta mede em média entre 4 a 12 metros de comprimento e 2 milímetros de largura. A Ténia saginata é a maior da espécie podendo medir até 25metros e ter entre 1000 e 2000 proglotes (nome dado a cada segmento da Ténia) As ténias consistem em três secções, o escólex (cabeça da Ténia), o pescoço e o estróbilo (corpo da Ténia).
A Ténia uma as ventosas que tem no escólex (ventosas e ganchos no caso da Ténia Solium) para se agarrar ao intestino delgado de um ser humano e todo o corpo absorve metade dos nutrientes que esse humano consome.E embora absorvam os nutrientes, as Ténias não possuem qualquer sistema digestivo, e não têm nenhuma cavidade corporal, tendo cada proglote os dois órgãos reprodutores dentro de si.

Ténia Solium
Ciclo de Vida

Tanto a Ténia Soliumcomo a Saginata têm o mesmo ciclo de vida, mudando apenas o intermediário, para a Ténia Solium os suínos e para a Ténia Saginata os bovinos. A Ténia alojada no intestino do humano vai produzindo (no pescoço) proglotes carregados com milhares de ovos (cerca de 40,000), que empurram os outros proglotes para baixo, fazendo com que alguns se soltem e com que saiam com as fezes, de seguida um suíno ouum bovino come a comida contaminada pelas fezes que continham os ovos do parasita. Os ovos viajam através dos vasos sanguíneos do animal e instalam-se nos órgãos ou na pele deste e criam um cisco onde esperam que o animal seja morto e comido. Quando um humano não cozinha bem a carne, o parasita consegue sobreviver infectando o humano, o escólex do parasita prende-se ao intestino delgado do humanoonde se alimenta, cresce e repete o ciclo. Se não for tratado a Ténia pode viver dentro do corpo da pessoa durante aproximadamente 25 anos até finalmente morrer.

Ciclo de vida de uma Ténia

Sintomas e Doenças

Os sintomas são diferentes entre os dois tipos de ténias.
Ténia Solium: esta é das ténias mais perigosa para os humanos, uma das doenças que causa é a cistircose, esta doença...
tracking img